O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/02/2017

José Augusto de Moraes

Produtor cultural, curador, escritor e historiador. Organiza pesquisas e eventos nas áreas da religiosidade popular, artesanato e artes visuais. Preside a Comissão Paraibana de Folclore.
Data de publicação: fevereiro 7, 2017

Naturalidade: Teresina – PI / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 21 de dezembro de 1949

Formação: Graduação em Administração (1978) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-Graduação em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Pós-Graduação em Teologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Atividades artístico-culturais: Produtor cultural, curador e escritor.

José Augusto de Moraes desde jovem se identifica com a cultura. Após realizar uma pós-graduação em Cultura Barroca desenvolveu trabalhos de pesquisa na área.

Interessado pela religiosidade popular, em 1994 lançou o livro “Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pombal: Uma Leitura Iconográfica”. A obra é resultado de um estudo das imagens representativas do símbolo religioso no município.

Organizou o Museu de Arte Sacra Fernando Cunha Lima, em Guarabira, sendo mais tarde nomeado curador da unidade. A I Semana de Arte e Cultura desse município foi um dos eventos coordenados pelo professor.

O historiador participa da organização de eventos na área do artesanato principalmente em João Pessoa, como a Exposição de Presépios que aconteceu no hall do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2011. O evento ficou marcado pela exposição “As Yabás de Dezembro” e a inauguração da Biblioteca Altimar Pimentel.

Como curador atuou em vários eventos e exposições. Nessa função desenvolveu trabalhos no Museu de Arte Sacra de Guarabira e na Exposição de Arte Sacra do Centro Cultural de São Francisco. Trabalha no Espaço Arte da Livraria do Luiz, localizada na Galeria Augusto dos Anjos, no Centro de João Pessoa, além de exercer esse cargo também no Programa de Artesanato do Governo do Estado da Paraíba.

José Augusto de Moraes desenvolve atividades na área de Extensão Cultural pela UFPB em vários municípios. Desde 2015 preside a Comissão Paraibana de Folclore. Também trabalha como instrutor da disciplina História da Arte Aplicada ao Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), na Paraíba.

Fontes:

http://www.guarabira.pb.gov.br/museu-de-guarabira-recebe-visita-do-professor-da-ufpb-jose-augusto-de-moraes-e-de-frei-claudio-novo-reitor-do-frei-damiao/

http://brejo.com/2013/05/13/museu-de-guarabira-recebe-visita-do-professor-da-ufpb-e-do-novo-reitor-do-santuario-de-frei-damiao/#.VtCavFQrL4Y

http://www.ufpb.br/content/nuppo-ufpb-repensa-tradi%C3%A7%C3%B5es-de-natal-em-jo%C3%A3o-pessoa

Entrevista/Inventário/ParaíbaCriativa/José Augusto de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *