Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 03 de abril de 1966
Atividades artístico-culturais: Pintor e desenhista
Formação artístico-educacional: Formado em artes plásticas pela UFPB, pós-graduação lato sensu em arte- educação de jovens e adultos (UFPB) e mestre em educação.
Atividades Exercício-profissional: Artista plástico, professor de artes e colaborador do jornal Oficina Literária.
Premiações: Melhor desenho do I Salão de Arte Samap; Melhor desenho do I Salão de Arte Cabo Branco; Prêmio especial de pintura do IV Salão de Arte Samap; Primeiro lugar de pintura no concurso da Listel-Telpa; Prêmio menção honrosa de poesia-Sesc (1989).
José Pagano dedica parte da sua vida a dar aulas em escolas e ministrar oficinas, ensinando a técnica do desenho e da pintura. A obra do artista transita através de sua técnica da tinta a óleo ao acrílico. Em seus trabalhos transparecem ritmos, cores e transparência.
Uma de suas vertentes é o retrato da violência, que é um dado antropológico da sociedade pós-moderna e da sociedade contemporânea, porém é transfigurada apenas esteticamente. As formas harmoniosas se percebem mesmo tendo os tons agressivos e formas se estraçalhando. Entende-se que há uma beleza, uma construção em suas telas.
O desdobramento que o artista faz contempla a técnica de tons sobre tons, comparando suas obras como se fossem imagens de um mesmo filme, interligadas. A contemporaneidade se faz próximas e diferentes ao mesmo tempo, retratando a violência e a beleza existente em nossos dias.
José Pagano é considerado um artista pós-moderno. Fez várias exposições individuais de desenhos e pinturas e participou de várias exposições coletivas e salões de arte, em cidades como: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Nova York e Paris.
Fontes:
http://artesjosepagano.blogspot.com.br/2012/03/jose-pagano-um-artista-plastico.html
http://romulogondim.com.br/jose-pagano-um-artista-plastico-paraibano/