O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/06/2021

José Santa Cruz

Natural de Picuí, José Santa Cruz é um dos artistas brasileiros mais antigos na ativa.
Data de publicação: junho 27, 2021

Naturalidade: Picuí-PB

Nascimento: 14 de março de 1929 // Falecimento: 26 de abril de 2024

Atividades artístico-culturais: Ator, locutor, apresentador, radialista, comediante e dublador.

Facebook: https://www.facebook.com/josesantacruzfan

Instagram:  https://www.instagram.com/santacruz_joseoficial

José Santa Cruz é um dos artistas brasileiros mais antigos na ativa, atuando no rádio desde a década de 1940 e também no cinema e TV, geralmente em programas humorísticos. Também é um dos dubladores mais requisitados do país.

Na TV um dos seus trabalhos mais conhecidos foi interpretando o personagem Jojoca nos programas humorísticos “A, E, I, O, Urca”, “Balança Mais Não Cai “, “A Praça É Nossa” , “Zorra Total”.  Já no ramo da dublagem, ficou mais conhecido por ter dado voz ao personagem  “Dino da Silva Sauro” no seriado “Família Dinossauro” onde imortalizou o bordão  “Querida Cheguei !”, o robô vilão “Megatron” na franquia “Transfomers” e por ter dublado o mutante “Magneto” da franquia “X-Men” entre outros trabalhos.

Morando em Campina Grande, o artista começou sua carreira como locutor na Rádio Cariri de 1948, também passou pela Rádio Clube de Pernambuco e Jornal do Comércio, quando mudou-se  para o Recife. Entre 1953 e 1955 criou o personagem “Bombinha”  do programa “Pensão Paraíso”, transmitido pela TV Rádio Clube do Recife em 1959. Com o sucesso obtido, José recebeu o convite da TV Tupi de São Paulo em 1962. Tempos depois ele foi contratado pela TV Tupi do Rio de Janeiro onde fez o papel do Jojoca contracenando ao lado de Lúcio Mauro.

Sua carreira na dublagem começou em 1973 nos estúdios Herbert Richers, também passando por diversos outros estúdios de dublagem do Rio de Janeiro como o Delart e Áudio Corp. Durante sua passagem pelo “SBT” onde reprisou o personagem Jojoca no programa “A Praça é Nossa” até o ano de 2001. Já em 2002 foi escalado para o programa  “Zorra Total” da TV Globo onde permaneceu até o ano de 2020.

Jonas do Nascimento

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3A9_Santa_Cruz

https://www.memoriascinematograficas.com.br

https://casadadublagem10.blogspot.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *