O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/03/2023

José Tertuliano Ferreira de Melo

Músico, Poeta, Jornalista, Professor e Político.
Data de publicação: março 7, 2023

Naturalidade: Pedra Lavrada – PB

Nascimento: 26 de abril de 1888

Falecimento: 1956

Atividades artístico-culturais: Poeta

Formação:  Músico, Jornalista, Professor, Político

José Tertuliano Ferreira de Melo, ou Zuza Ferreira para os seus contemporâneos, nasceu no dia 26 de abril de 1888, em  Pedra Lavrada, nessa época,  era um arruado pertencente a Picuí. Aos onze anos foi residir em Itabaiana e nesta cidade, aprendeu a ler e adquiriu a profissão de alfaiate, um ofício muito rentável e respeitável numa época em que não existiam as roupas prontas e entre outras atividades exercidas por ele estavam a de cortador de carne verde, músico, poeta, jornalista, professor, político, folião animador dos carnavais, mantenedor da banda, fundador de sociedade beneficente.

Zuza Ferreira ensinou sua profissão ao famoso poeta popular Zé da Luz, durante o tempo em que ele residiu em Itabaiana, sendo o centro irradiador de quase toda a movimentação da cidade. Depois de viver 28 anos em Itabaiana, ele se transferiu para João Pessoa em 1927 e foi trabalhar na conhecida Alfaiataria do Norte.

Ele apoiava as reivindicações do movimento tenentista que defendia o voto secreto, reformas sociais e econômicas. Alistado na revolução de 30, tornou-se oficial com a patente de tenente. Foi interventor em Araruna e Guarabira.

De 1931 a 1935 a cidade de Guarabira foi administrada por Ferreira de Melo que deixou sua marca. Entre suas principais obras, podemos destacar a construção da antiga praça João Pessoa e o prédio da Prefeitura Municipal, hoje restaurado.

Depois de cumprir a sua missão como administrador de cidades, ele transferiu-se para o Rio de Janeiro onde ficou até o ano da sua morte (1956). Foi o terceiro papel deste grande homem, que optou pela tranquilidade de um cargo no INSS e  deixou sete filhos .

Dentre suas obras estão: Fagulha D’Alma, Vinte e Quatro Horas, Em Lá Menor, A História de Ágaba, Relato da morte de Sady e Suicídio de Ágaba (este último causou muita emoção e sucesso nos anos 20, por ser um forte drama emocional, bem ao gosto da época).

Sandra da Costa Vasconcelos

Referências

https://pccn.wordpress.com/2014/01/29/artistas-de-itabaiana-zuza-ferreira/

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/paraiba/jose_tertuliano_ferreira_de_melo.html

https://noticiamarajo.com.br/artigos/ferreira-de-melo-o-poeta-que-administrou-guarabira/