Naturalidade: Gurinhém – PB
Nascimento: 1 de setembro de 1961
Formação: Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Atividades artístico-culturais: Escritor e poeta
Atividades exercícios-profissionais: Jornalista e radialista
E-mail: joseliocarneiro@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/joselio.carneiro
Site: http://www.agendaparaiba.com
Publicações: Poemania (1963); Tabajara 65 Anos: A Rádio da Paraíba (2002); Paraíba: Governos em Cena (2016).
Josélio Carneiro de Araújo é filho do ferroviário João Maria de Araújo e de dona Marina Carneiro de Araújo. O jornalista nasceu na estação do Sítio Pau-Ferro, localizado no Agreste Paraibano, na cidade Gurinhém.
Viveu parte de sua infância na cidade de Sertãozinho, no Brejo do estado. Quando tinha seis anos de idade, seu pai foi transferido da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) para Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. Lá viveu até os 17 anos, quando a família voltou para a Paraíba.
Antes mesmo de enveredar na Comunicação, Josélio já tinha afinidade com a arte das palavras. Em 1983, publicou o livreto “Poemania”. A obra foi resultado de uma premiação por vencer três anos consecutivos o concurso de poesia na antiga Escola Técnica Federal do estado, atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Em sua trajetória no jornalismo, Josélio Carneiro cobriu algumas visitas à Paraíba de presidentes como Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, além de vários ministros. Conheceu o estado durante coberturas das agendas dos governadores José Maranhão, Roberto Paulino, Cássio Cunha Lima, além da gestão de Ricardo Coutinho desde 2011.
De acordo com Josélio Carneiro, esse trabalho é motivo de satisfação. “Gosto mesmo de cobrir a agenda dos governadores, viajar por toda Paraíba, testemunhar o desenvolvimento dos municípios, produzir notícias sobre as ações administrativas do Poder Executivo Estadual”, pontuou.
Em 2002, organizou e lançou o livro “Rádio Tabajara 65 Anos: A Rádio da Paraíba”. A obra reúne entrevistas e artigos de vários profissionais do veículo e contém 67 fotografias de vários períodos.
Sempre interessado em resgatar fatos da memória radiofônica e política do estado, Josélio publicou em novembro de 2016 mais uma de suas contribuições, a obra “Paraíba: Governos em Cena”. O livro reúne fotos e textos de profissionais da fotografia que participaram da cobertura nessa área.
O jornalista também foi convidado para colaborar nas pesquisas sobre a história do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (SUPLAN).
Para maio de 2017 está previsto o lançamento do livro “Rádio Tabajara: Patrimônio Cultural da Paraíba”, uma coletânea de depoimentos de jornalistas e radialistas que atuaram ou atuam na emissora do governo paraibano, marcando os 80 anos da pioneira do estado, completados em 25 de janeiro desse ano.
Josélio Carneiro também tem registro profissional de radialista e é um dos fundadores da Associação dos Servidores da Rádio Tabajara (ASSERT). Atua na imprensa oficial da Paraíba desde 1989, quando ingressou na Rádio Tabajara.
Desde 1995 é repórter à disposição na Secretaria de Comunicação Institucional do Governo. Também já trabalhou durante alguns anos no jornal A União. Integra a equipe de jornalismo da Assembleia Legislativa da Paraíba.
O jornalista caracterizado como silencioso, mas expressivo cronista da história dos governos paraibanos, é casado e pai de duas filhas.
Fonte:
Entrevista/Inventário/ParaíbaCriativa/JosélioCarneiro/SaraGomes