O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/11/2023

Josenildo Suassuna

Artista Plástico.
Data de publicação: novembro 6, 2023

Naturalidade: Catolé do Rocha – PB                                                

Nascimento: 1970 // Falecimento: 2018                                          

Atividade artístico-cultural: Artista Plástico                                                      

Premiações: Prêmio Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf no SESC-Piracicaba-SP (2002)                                                                                       

Últimas Exposições:  Sob & Por (2017) Invisível equilíbrio (2018)                  

Títulos e Homenagens: Prêmio Josenildo Suassuna (2021) 

Josenildo Suassuna foi um artista plástico natural do município de Catolé do Rocha no sertão paraibano, nascido em 1970, ele aproximou-se do mundo das artes através de um tio que pintava e, mais adiante, no ambiente de trabalho onde manteve contato com muitos artistas.

Iniciando sua carreira artística de forma auditada, mudou-se para João Pessoa em 1984. Durante seus trinta anos de carreira, as técnicas e o olhar sobre a pintura foram sendo aperfeiçoados. No início, os seus contrastes e traços eram mais fortes, a partir do momento que passou a pesquisar pela Arte Naïf precisou encarar novos desafios e escolher novos recursos técnicos para suas obras.

O tema preferido de Josenildo era o circo, que o remetia à sua infância no sertão. Sempre estando fascinado pela magia do circo, Josenildo repetia as cenas do picadeiro como se ainda fosse o pequeno menino envolvido pelo clima do lugar. Mas outros temas mágicos habitavam o seu imaginário, como “O Nascimento de Jesus”, onde o artista visualizava o instante da natividade acontecendo na sua terra natal, o alto sertão.

As composições de desenhos prévios preenchidos de cores, o uso de cores primárias e a temática da fantasia, são as características encontradas nas obras de Josenildo Suassuna que nos convida à contemplação. Ao contemplar seu trabalho, somos transportados a um lugar de sonho, preso no tempo e no espaço do seu universo pessoal. Josenildo participou de exposições em Portugal, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Campina Grande entre outros lugares, sempre se sentia satisfeito por seu trabalho ser reconhecido por críticos, colecionadores e admiradores da arte. Em 2002, ele ganhou o prêmio Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf, evento que aconteceu no Serviço Social do Comércio localizado (SESC) na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo. Em 2007, recebeu convite para participar da exposição intitulada Descobrindo o Brasil Naïf, que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal.

Josenildo tornou-se um dos nomes representativos da Arte Naïf na Paraíba. Em 2017 recebeu convite de Zezita Matos para participar do Programa de Responsabilidade Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), onde Josenildo expôs suas obras Naïfs na Mostra intitulada “Sob & Por”.

Em janeiro de 2018, iniciou a temporada de exposições no Centro Cultural Casa da Pólvora, em João Pessoa, com a Mostra intitulada ‘Invisível equilíbrio’. As obras ficaram em cartaz no evento até o dia 25 de fevereiro daquele ano. O artista desejou indicar alguns dos princípios das leis da dialética. Neste caso, a nova arte de Josenildo Suassuna é um esforço de descobrir caminhos invisíveis. Talvez, por isso, em alguns de seus quadros, ele costumava deixar sombras e sobras de ruínas de seu pincel. Na noite de 9 de julho de 2018, Josenildo foi encontrado sem vida em sua casa. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lançou uma nota de pesar, pela perda prematura do artista e em abril de 2021 a Prefeitura Municipal de João Pessoa lançou o edital do “Prêmio Josenildo Suassuna de Arte Naif”, através da Funjope, tendo como objetivo premiação de  artistas com as melhores propostas em obras inéditas. Dez obras foram contempladas e fizeram parte de uma exposição em homenagem ao artista plástico falecido três anos antes.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://f5online.com.br/pmjp-lanca-premio-josenildo-suassuna-de-arte-naif/ https://www.catalogodasartes.com.br/artista/Josenildo%20Suassuna%20-%20Josenildo%20Suasuna/ https://www.conexaoboasnoticias.com.br/josenildo-suassuna-aprimoramento-e-tecnica-no-processo-de-criar-arte/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *