Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 25 de fevereiro de 1965 // Falecimento: 24 de abril de 2017
Atividade Profissional: político e radialista
Natural de Campina Grande, o radialista Josival de Souza Júnior, tornou-se conhecido em todo o Estado da Paraíba quando começou a apresentar o programa policial “Correio Verdade”, na TV Correio, onde conseguiu visibilidade e adentrou na carreira política, consagrando-se vencedor na disputa à prefeitura de Bayeux contra a candidata à reeleição Sara Cabral (PTB), em 2004. Com carisma e um jeito próprio de convencer, governou a cidade de Bayeux entre 1 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2012.
Aos 11 anos, já trabalhava como ajudante na Padaria Flor das Neves, no centro de Campina Grande e estudava no Colégio Estadual de Bodocongó. Em 1978, com 13 anos, mudou-se com a família para Bayeux e iniciou a procura pela sua vocação trabalhando como vendedor de material gráfico, fotógrafo e professor de datilografia. Já com 16 anos assumiu, junto com o pai, o arrendamento dos bares do Estádio O Almeidão, aproveitando a época famosa de bingos e grandes partidas de futebol.
Na época, o bairro do Aeroporto em Bayeux era pouco habitado, tendo carência de abastecimento de gás butano. Ele começou então a vender em seu domicílio o que lhe demandava o dia inteiro atendendo às solicitações, mas, garantia o sustento e a ajuda à família.
Em Cajazeiras, desenvolveu quase todas as funções que existem na radiofonia. Foi da pista de transmissão esportiva, locutor de futebol, comentarista esportivo, econômico e político, repórter e operador-apresentador. Foi convidado pela família Gadelha para assumir o comando da Rádio Jornal AM e FM em Sousa, como superintendente. Posteriormente gestou experiências como diretor geral de Programação da Rádio Uirapurú em Fortaleza, estado do Ceará. Diretor de programação da Rádio Cidade Esperança, na Paraíba. No início dos anos 90, retornou para o Sistema Correio como a primeira voz na estreia da 98 FM às 05h de todas as manhãs.
Como radialista, Josival de Sousa Júnior teve atuação, ainda, em emissoras de rádio de Fortaleza, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, mas foi em João Pessoa que se destacou mais efetivamente, no Sistema Correio da Comunicação. Arrendou com o pai, bares do estádio Almeidão numa época em que proliferavam bingos e outros eventos. Ele também inspirou outros profissionais de radiofonia e da imprensa em geral a tentarem ingressar na política, concorrendo a mandatos eletivos. Em abril de 2016, necessitou se afastar da TV por conta de um novo pulmão. Mudou-se para Fortaleza, estado do Ceará, onde começou o tratamento, mas um problema no coração ocasionou a sua volta para João Pessoa em fevereiro de 2017. Sem tratamento da doença no coração, ele não poderia ser submetido a um transplante.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jota_J%C3%BAnior_(pol%C3%ADtico)