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Data de publicação do verbete: 16/12/2024

JP Tech: Capacitação para o Futuro Digital

Projeto UFPB.
Data de publicação: dezembro 16, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Unidade Proponente: CI – DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA / UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)

Coordenador (a): Danielle Rousy Dias Ricarte

O projeto “JP Tech: Capacitação para o Futuro Digital” tem como objetivo promover a inclusão digital de profissionais autônomos e microempreendedores na cidade de João Pessoa. O objetivo geral da iniciativa é capacitar jovens e adultos, especialmente autônomos e microempreendedores, em conceitos fundamentais de computação e tecnologia, permitindo que eles superem a lacuna digital presente na região. 

Entre os objetivos específicos, destacam-se a adaptação dos conteúdos às necessidades do público-alvo, a capacitação em habilidades digitais essenciais, como montagem de computadores, navegação segura na internet, e utilização de serviços em nuvem e inteligência artificial. Além disso, busca-se familiarizar os participantes com tecnologias emergentes e promover sua autonomia no uso de ferramentas digitais para o dia a dia e o mercado de trabalho. O projeto também visa fortalecer a comunidade local por meio de uma rede de apoio e a promoção de oficinas.

A metodologia do JP Tech é desenvolvida em quatro etapas. A primeira consiste no planejamento do processo de capacitação, com pesquisa e entrevistas para identificar as necessidades dos participantes e definir os conteúdos a serem abordados. A segunda etapa é o desenvolvimento de materiais educativos, realizados de forma iterativa, com revisão contínua. Na terceira etapa, a execução das capacitações será realizada por meio de oficinas presenciais e dicas rápidas disponibilizadas nas redes sociais. Os temas abordados incluirão desde a montagem de computadores até o uso de ferramentas de inteligência artificial. A última etapa será a avaliação e análise dos resultados, onde serão utilizados indicadores como o número de participantes que concluem o programa, a satisfação dos alunos e a aplicação das habilidades adquiridas.

Espera-se que, ao final do projeto, os participantes adquiram competências digitais essenciais, melhorando sua qualidade de vida e desempenho profissional. A capacitação permitirá a autonomia digital dos participantes, além de proporcionar melhores condições de inclusão no mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico local e promovendo uma sociedade mais justa e preparada para o futuro digital.

Fonte:
www.sigaa.ufpb.br

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