Entrevista e texto: Débora Luz
Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 29 de março de 2015
Atividade artístico-cultural: cantor, declamadora e instrumentista
Instagram: @juliesanfoneiramirim / Youtube: Juliesanfoneiramirim
Julie Caldas, uma jovem prodígio da música, começou a demonstrar seu talento desde os dois anos de idade. Criada em um ambiente musical, sua casa em Campina Grande, que também funcionava como um espaço de eventos, proporcionou a ela uma imersão constante no mundo artístico. Desde homenagens a grandes artistas nordestinos até lançamentos de CDs e DVDs, Julie sempre esteve cercada por música e cultura.
Um momento marcante em sua carreira precoce foi quando ela cantou uma música de João Paulo Jr, irmão de Alcimar Monteiro. Esse vídeo ganhou repercussão e trouxe João Paulo Jr à Campina Grande, onde ele passou um fim de semana na casa de Julie. Desde então, ela se apresentou em diversos eventos significativos, como a cerimônia de entrega do título de Patrimônio Imaterial do Forró, onde cantou ao lado de Lorena Barros.
Julie já participou do programa “Cantos e Contos”, cantando com Pinto do Acordeon, seu ídolo, além de entregar o troféu do programa ao próprio Pinto do Acordeon e ao cantor Geovane Jr. Ela também fez várias apresentações no Centro Cultural de Campina Grande, em João Pessoa, em festas juninas e eventos televisivos. Além disso, ela declama cordéis de artistas nordestinos todas as quartas-feiras em seu projeto “Declamando Cordel nas Quartas”, no Instagram.
Outra grande marca na trajetória de Julie foi sua relação com Pinto do Acordeon. “Ela conviveu com ele nos últimos quatro anos até a morte dele. Foram momentos intensos,” relembra Snides, pai da criança. A admiração por Pinto do Acordeon é evidente. “Ela cantou para ele no hospital e essa relação influenciou muito seu amor pelo forró e pela sanfona.”
Em 2024, Julie foi convidada para integrar a Academia do Cordel Vale do Paraíba (ACVPB), após chamar atenção por suas declamações na internet, tornando-se a pioneira entre as crianças nessa academia. Ela já tem o apoios culturais, como a poetisa Aninha Venâncio e Marconi Araújo (da ACVPB), além de a apadrinhação de João Dantas, historiador e dramaturgo, que homenageou Julie com fotos no hall dos camarins da Vila Sítio São João.
Julie é coralista do coro infantil da Paraíba e do coro infantil Pipocantus, projetos que a levaram a fazer apresentações fora do estado. Com apenas nove anos, Julie já gravou músicas em estúdio e participou de importantes projetos musicais. Sua dedicação à música é acompanhada por uma rotina bem estruturada de estudos e atividades extracurriculares, incluindo natação e judô. Ela também estuda inglês semanalmente, buscando uma formação completa e diversificada.
A artista foi convidada para ser embaixadora do projeto “Tesouro da Inclusão”, participando da divulgação do livro homônimo do autor Natanael Sousa e da música educativa de PS Carvalho. A ação tem o intuito de semear, através da música e da leitura, histórias criativas que estimulem o respeito para reduzir preconceitos e estigmas.
Os hobbies de Julie incluem brincar com jogos tradicionais, como bola de gude e jogo de botão, atividades que seu pai, Snides Caldas, faz questão de compartilhar com ela para transmitir a riqueza de sua própria infância. A família de Julie, especialmente seu pai, desempenha um papel crucial em sua formação cultural e artística, proporcionando um ambiente de apoio e incentivo constantes.
Apesar de sua precoce carreira musical, Julie não descuida de seus estudos e mantém um desempenho acadêmico exemplar. Seu pai acredita que toda essa formação cultural e musical contribuirá para que ela se destaque em qualquer profissão que escolher no futuro, seja na música, na medicina ou em qualquer outra área.
Snides tem planos ambiciosos para a carreira de Julie. Ele está trabalhando na produção de um álbum de estúdio que destacará o talento versátil da jovem artista. “Estamos planejando um álbum que será uma mistura de forró, música popular brasileira e algumas composições originais. Além disso, quero que ela participe de festivais de música infantil e projetos culturais em todo o Brasil,” diz Snides. “Estou sempre em busca de oportunidades que possam enriquecer sua formação musical e proporcionar experiências que ajudem no seu crescimento como artista.”
Julie Caldas é uma jovem artista que, mesmo tão nova, já deixa sua marca na cultura nordestina e promete um futuro brilhante, movido por sua paixão pela música e pelo desejo de sempre se superar.
Fonte:
Entrevista com Snides Caldas, pai de Julie Caldas, realizada por Débora Luz em Junho de 2024