O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/02/2022

Juliette Freire

Maquiadora, advogada, cantora, apresentadora e influenciadora digital. Campeã do Big Brother Brasil 2021.
Data de publicação: fevereiro 19, 2022

Naturalidade: Campina Grande-PB

Nascimento: 3 de dezembro de 1989

Atividades exercício-profissionais: Maquiadora e advogada

Atividades artístico-culturais: Cantora, apresentadora e influenciadora digital

Instagram: https://www.instagram.com/juliette/

Facebook (page): https://pt-br.facebook.com/freirejuliette/

Twitter: https://twitter.com/juliette 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRXk7HpX3hbm9wBkm1crYlQ

Site: http://juliette.art.br/ 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/5coW9ioCpvEYGx4v1nvWec

Juliette Freire Feitosa, conhecida como Juliette Freire, nasceu em Campina Grande em 3 de dezembro de 1989. Filha de Fátima Freire, cabeleireira, e do mecânico Lourival Feitosa, Juliette vem de origem humilde e trabalhava desde pequena ajudando a mãe no salão, no entanto, ela pensava como deveria ser encantador se pudesse, de fato, permitir-se estudar para ser cantora profissional. “Mas a minha vida era muito dura e eu precisava trabalhar”, conta. Por isso, a música em sua vida ocupava o lugar dos sonhos, da brincadeira.

Com quatro irmãos mais velhos do lado paterno, Juliette viveu uma grande dor com a morte da irmã caçula em 2009, Julienne, que tinha dezessete anos de idade, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). “Era dia 2 de julho e você virava uma estrela. Prometi que te faria sorrir. Espero que esteja orgulhosa. Você vive em mim!”, afirmou a maquiadora e advogada em uma postagem no instagram, 12 anos depois. De acordo com Juliette após perder a irmã, ela aprendeu a viver intensamente.

Juliette cantava o tempo todo. Gostava de ninar a irmã com a canção “João e Maria”, de Chico Buarque, cujos versos finais dizem assim: “Pois você sumiu no mundo sem me avisar/ E agora eu era um louco a perguntar/ O que que a vida vai fazer de mim?”.

Com Julienne e um dos irmãos, também gostava de cantar as músicas do grupo de pagode “É o Tchan!”, cujas coreografias algo libidinosas fazia questão de imitar com perfeição. “Era uma farra”, ela recorda-se, aos risos. “Sempre tive a música para ouvir — Chico Buarque, Caetano Veloso, Chico César — e a música para brincar”, diz. Nessa última categoria, além do axé da Bahia, entravam também Mamonas Assassinas e Tchakabum, grupo carioca que lançou a dançarina Gracyanne Barbosa para a fama.

Quando iniciou a vida acadêmica, matriculou-se inicialmente no curso de Letras, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas por achar a advocacia uma carreira mais promissora financeiramente, ingressou no curso de Direito, graduando-se em 2017. Em seu trabalho de conclusão de curso, abordou a relação entre Direito e Literatura na obra Medida por Medida, de William Shakespeare.

Apesar de ter nascido em Campina Grande morava em João Pessoa e trabalhava como maquiadora – além de se dedicar aos estudos para concursos públicos, tendo declarado que desejava se tornar delegada- antes de entrar na vigésima primeira temporada do Big Brother Brasil, reality show global.

Juliette foi convocada para o programa em janeiro de 2021, e sofreu um dilema pois o edital para o concurso que tanto esperava, de delegado federal, havia acabado de sair.

Quando o dia amanheceu, ela se encontrou com o funcionário da TV Globo disposta a dizer “não, obrigada, tenho outros planos para a minha vida”. Mas algo a desarmou. O homem carregava malas, vazias. Abriu-as diante de Juliette. “Vamos?”. Ela olhou para aquele vácuo e resolveu, então, ocupá-lo. Encheu as malas com roupas e, como nunca permitira-se antes, também com sonhos. “Foi isso o que Deus escolheu pra mim”, decidiu. E então disse sim.

Entrou no grupo “Pipoca”, destinado aos candidatos anônimos que se inscreveram. Na primeira semana, por votação popular, a paraibana ganhou imunidade. No começo do programa, parte do público considerou que Juliette era rejeitada e excluída pelos outros participantes, fazendo ela ganhar uma grande torcida.

De acordo com Alana Villela, assessora de comunicação, o perfil de oprimida e formadora de opinião de Freire “arrebata o público que se reconhece nessa jornada ‘heróica’.” Outras análises sobre o “fenômeno Juliette Freire” citaram seu carisma, personalidade forte, empatia “características nordestinas”.

Sempre enaltecendo a Paraíba e sua cultura, o fenômeno Juliette Freire se tornou sucesso e levou o nome do estado para o Brasil. Dentro do reality ela sofreu xenofobia, mas mostrou a força do Nordeste e conquistou milhares de fãs, denominados Cactos. Para ter noção do tamanho do sucesso de Juliette: A maquiadora campinense se tornou a participante mais seguida no Instagram durante sua trajetória no Big Brother Brasil 21. Antes do reality ela tinha pouco mais de três mil seguidores, durante o programa ultrapassou os 24 milhões. Juliette também se tornou a BBB que mais ganhou seguidores durante o confinamento na história do programa. Ela também terminou o BBB21 como a participante mais citada em todos os 100 dias de programa de acordo com a UOL. Além disso, Juliette conquistou a torcida de vários artistas e foi inspiração para músicas, desenhos, gastronomia e virou até personagem de um jogo.

“Juliette você é um fenômeno. No palco montado pelo público, você nunca saiu do primeiro lugar” , disse Tiago Leifert no discurso final, ao anunciar a vitória de Juiette com 90,15% dos votos.

Após se consagrar campeã do Big Brother Brasil 21, em uma final que teve a melhor audiência em 11 anos, no dia 4 de maio de 2021,  em 3 de junho, Juliette fechou contrato com a Globo e passou a ser embaixadora da plataforma de streaming Globoplay. No dia 18 de junho, Juliette anunciou no programa Mais Você que seria lançada uma série documental sobre a sua vida antes, durante e após o BBB21. O projeto, intitulado “Você Nunca Esteve Sozinha: O Doc de Juliette” teve uma temporada e contou com 6 episódios lançados semanalmente no Globoplay, o primeiro episódio foi disponibilizado dia 29 de junho de 2021.  A Sinopse descreve:

Esta série documental do Globoplay conta a história de Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil 21 e fenômeno nas redes sociais. Ao longo de seis episódios, a produção resgata as origens da advogada e maquiadora que nasceu no interior da Paraíba, passando por sua relação com amigos e familiares, bem como momentos difíceis que marcaram sua trajetória – por exemplo, a morte de sua irmã mais nova, que sofreu um AVC aos 17 anos. A biografia de Juliette também inclui as escolhas profissionais que acabaram levando-a para o BBB, um divisor de água em sua vida. Sem esquecer, claro, de uma das grandes paixões da ex-participante: a música.

Durante e após a participação no reality a paraibana recebeu diversos prêmios e honrarias:  No dia 6 de abril de 2021 recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa, por valorizar a Paraíba e a capital estadual para todo o Brasil, bem como suas raízes, cultura e costumes nordestinos. Recebendo assim, com unanimidade, pelos vereadores o Voto de Aplauso.

Em 13 de abril de 2021, foi agraciada com a Medalha Epitácio Pessoa, conferida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em votação unânime dos deputados. Em sua justificativa, o autor da proposta argumentou: “O amor e cumplicidade de Juliette por nossa Paraíba lhe transformam na maior influenciadora personagem do nosso desenvolvimento. Ela consegue divulgar a Paraíba como destino turístico melhor do que qualquer agente público conseguiria fazê-lo.” A medalha é a mais alta honraria concedida pelo parlamento paraibano.

Também ganhou o título de cidadã pessoense, aprovado em 13 de Maio de 2021, pela Câmara de Vereadores de João Pessoa. Outros câmaras de municípios da Paraíba também prestaram a homenagem, como a Câmara Municipal de Bayeux e a Câmara Municipal de Campina Grande.

Juliette se mostrou bastante orgulhosa de suas origens: “Minha base e minha raiz será na Paraíba. Vou deixar minha mãe e meus irmãos confortáveis e vou ficar trabalhando pelo mundo”, afirmou.

Tanto sucesso e carisma também lhe redenram muitas homenagens em forma de músicas: A cantora Bruna Ene escreveu a música Errante. O compositor paraibano Shylton Fernandes fez a música Juliette, atingindo milhões de visualizações. Carlinhos Brown também lançou uma música com parceria de Jorge Zárath; a canção foi intitulada Juliette, Mon Amour; Renata Arruda e Noel Tavares fizeram a música Juliette é pau. Além destas, pelo menos 26 músicas já foram gravadas com o mesmo intuito.

O sucesso como cantora também veio. A artista já cantou com  Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho, Israel e Rodolffo, Wesley Safadão, Xand Avião, entre outros.

“Foi um susto as pessoas me enxergarem como cantora”, afirmou. Mas o susto passou e a carreira alavancou. Juliette assinou com a Rodamoinho Records, em parceria com a Virgin Music Brasil, e anunciou em agosto de 2021 que lançaria seu primeiro extended play (EP), autointitulado, com seis canções: “Bença”,”Diferença Mara”,”Doce”,”Sei lá”, “Benzin” e “Vixe que gostoso”. Na véspera do lançamento, o EP já havia batido recorde de pre-saves nacional no Spotify, com 222 mil inscrições. Em todas as plataformas, havia cerca de 600 mil inscritos. Juliette foi lançado no dia 2 de setembro de 2021 para download digital e streaming.  O single “Diferença Mara” foi o escolhido para seu primeiro videoclipe, com direção de Giovanni Bianco, que comentou:

“Gravar esse clipe foi um momento muito emocionante. Era um sonho para mim desde o primeiro momento em que vi a Juliette. Ela é uma pessoa que tem o ‘coração na frente’ e eu tenho uma ligação forte com pessoas assim. Além de tudo, ela ama arte. Eu tô muito feliz de ser a pessoa a dirigir o primeiro videoclipe dela – é uma honra sem tamanho. Ela é um talento inacreditável e muito maior do que ela acredita”.

O vídeo foi lançado dia 6 de setembro de 2021 no canal oficial do YouTube de Juliette.

Em 13 de setembro, Juliette Freire acrescentou “apresentadora” ao seu currículo.  A paraibana faz sua estreia no comando do programa musical que levou seu nome, o “ TVZ temporada Juliette ”, no Multishow.

Em novembro do mesmo ano ela estreou, também em seu canal do Youtube, o projeto “Juliette Sessions”, com versões ao vivo, gravadas em clima intimista.

Juliette começou 2022 alçando voos ainda mais altos, se lançando em carreira internacional, em feat com Alok e Luis Fonsi. A canção é intitulada “Un ratito”, que na tradução do espanhol para o português significa “Um momento” foi disponibilizada em 14 de janeiro. O single liderou o ranking do iTunes em mais de 40 países – dando a Alok e Juliette o título dos primeiros brasileiros a alcançar tal marca -, foi trilha de inúmeros challenges no TikTok e estreou no Top 50 do Spotify Brasil, na posição 44º.

A parceria de Alok e Juliette, ganhou um registro audiovisual disponibilizado no canal do DJ no YouTube. O videoclipe contou ainda com a colaboração de Luis Fonsi, Lunay e Lenny Tavárezque gravaram suas cenas em Miami.

A artista já pretendia fazer shows ainda no primeiro semestre de 2022:

Todo artista me diz isso, ‘você vai sentir de verdade quando você subir num palco e fizer seu show’. Eu quero muito sentir isso, vai ser uma experiência pra mim. Eu tô dizendo a todo mundo, ‘esse show vai ser a minha experiência’, tipo, qual o caminho, algo desse tipo. Estou muito ansiosa“, revelou Juliette.

A primeira turnê lançada pela cantora, intitulada “Caminho”, começou dia 26 de março de 2022, no Rio de Janeiro, e passou por várias capitais brasileiras, incluindo João Pessoa.

Os shows traziam ao público as raízes da cantora, como ela mesma disse:

“Nesse momento do show [abertura de Caminho], eu trago todas as minhas raízes, minhas referências aparecem no telão, os meus ídolos nordestinos.”

Em um bate-papo com a revista ‘Quem’, Juliette revelou o ”mix de sentimentos” antes de subir ao palco durante os shows.

”Fiz poucos shows e ainda fico em pânico em todos eles. Morro de medo e de ansiedade. Quando eu entro no palco, só depois da terceira música que eu começo a respirar. Eu fico em apneia até esse momento. Fico tensa. Só quando consigo relaxar é que eu sinto essa energia das pessoas chorando, sorrindo, pulando… É uma troca muito boa, que me faz ver que tudo vale a pena. A guerra que eu enfrentei agora vale a pena. É um caminho e eu estou nele”, disse a paraibana.

Em 24 de junho de 2022 fez a sua estreia como atração de destaque no São João de Campina Grande, sua terra natal. Em 28 de julho de 2022, a paraibana lançou o álbum ‘Caminho (Ao Vivo)’, registro do show de estreia de sua primeira turnê.

No dia 24 de agosto de 2023 foi lançado ‘Ciclone’, seu primeiro álbum de estúdio, através da Rodamoinho Records e Virgin Music Brasil. No mesmo mês a canção “Tengo”  atingiu o topo do Spotify Brasil. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez de chegar no topo do ranking das músicas mais ouvidas no Spotify em Portugal.

Fontes:

https://www.purepeople.com.br/noticia/juliette-recorda-morte-da-irma-aos-17-anos-apos-avc-vive-em-mim_a320928/1

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juliette_Freire

https://extra.globo.com/famosos/juliette-do-bbb-21-viveu-tragedia-com-morte-de-irma-aos-17-anos-vitima-de-avc-24859874.html 

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2021/09/juliette-na-vogue-nao-entrei-em-um-reality-show-para-me-tornar-escrava-de-nada-nao-sou-um-produto-ou-um-objeto.html

https://www.paraibacriativa.com.br/paraibana-juliette-freire-e-a-campea-do-bbb21/

https://f5.folha.uol.com.br/televisao/bbb21/2021/05/bbb-21-final-que-consagrou-juliette-teve-melhor-audiencia-em-11-anos.shtml 

https://www.adorocinema.com/series/serie-29475/ 

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/05/13/juliette-campea-do-bbb21-ganha-titulo-de-cidada-de-joao-pessoa.ghtml 

https://odia.ig.com.br/dmulher/2021/09/6236999-juliette-estreia-na-carreira-musical-quebrando-recordes-foi-um-susto-as-pessoas-me-enxergarem-como-cantora.html 

http://artecult.com/juliette-diferenca-mara/

https://poltronavip.com/live-sessions-juliette-inicia-projeto-com-versao-intimista-de-benca-assista/

https://extra.globo.com/tv-e-lazer/musica/juliette-se-lanca-em-carreira-internacional-em-feat-com-alok-luis-fonsi-cantor-do-hit-despacito-meu-nome-ansiedade-25348543.html 

https://portalpopline.com.br/un-ratito-parceria-de-alok-e-juliette-ganha-clipe-sensual/

https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2021/09/13/interna_cultura,1304890/juliette-faz-sua-estreia-como-apresentadora-nesta-segunda-feira.shtml

https://capricho.abril.com.br/moda/juliette-conta-todos-os-detalhes-do-seu-figurino-na-turne-caminho/

https://br.vida-estilo.yahoo.com/fico-em-p%C3%A2nico-em-todos-130000554.html 

https://auniao.pb.gov.br/servicos/copy_of_jornal-a-uniao/2022/agosto/jornal-em-pdf-03-08-22-cdepc.pdf/view

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/juliette-alcanca-topo-do-spotify-em-portugal-com-tengo/#:~:text=A%20cantora%20Juliette%20atingiu%20o,m%C3%BAsicas%20mais%20ouvidas%20por%20pa%C3%ADs. 

https://gshow.globo.com/tudo-mais/pop/noticia/juliette-atinge-topo-do-spotify-brasil-com-tengo.ghtml