Naturalidade: Cearense/ radicado em Campina Grande – PB
Atividade artístico-cultural e profissional: escritor
Formação: Jornalismo, Comunicação e Educação, Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais
Jurani Oliveira Clementino é cearense da região do Cariri, mais especificamente do município de Várzea Alegre. Vive em Campina Grande na Paraíba há muitos anos, onde atua como professor em instituições públicas e privadas de ensino. Jornalista, é mestre pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de escritor.
Filho de uma professora primária e um agricultor repentista, ele sempre gostou da leitura e de estudar, ouviu muitas histórias narradas apaixonadamente pelos mais velhos, que corria pelos terreiros empoeirados, que tomava banho de açude, se divertia na chuva…. enfim, era um menino com um cotidiano igual a tantos outros que por ali residiam. Em Campina Grande, formou-se em Jornalismo, especializou-se em Comunicação e Educação, fez Mestrado e Doutorado na área de Ciências Sociais trabalhou em redação de TV (televisão Paraíba), entrou em sala de aula como professor (FAVIP, CESREI, NASSAU, UEPB), livros, foi eleito para a Academia de Letras de Campina Grande.
É da Rainha da Borborema que ele busca inspiração para suas histórias. Ele ainda não escreveu um grande texto (conto, romance etc) ambientado na cidade de Campina, mas acha vai acontecer ao longo de sua carreira. Sua produção literária sobre Zé Clementino foi uma questão de justiça para Jurani. Embora ele seja muito importante na obra de Luiz Gonzaga, não havia um trabalho de fôlego sobre ele, então aproveitou o ano de 2012, centenário de nascimento de Gonzaga, e propôs a editora da UEPB produzir a biografia desse compositor autor de grandes sucessos interpretados pelo Rei do Baião como “Xote dos Cabeludos”, “Capim Novo”, “Sou do Banco”, “O Jumento é Nosso irmão”…. entre outros e a editora topou publicar esse livro que ele escreveu em 2012, mas só saiu em 2013 e para surpresa do escritor, o livro ganhou uma repercussão tão grande e imediata que na época ficou assustado. Fãs, colecionadores, pesquisadores da obra de Gonzaga logo tomaram conhecimento do livro e passaram a adquirir. Em 2014 recebeu um prêmio em Caruaru – PE por conta do livro. Descobriu que Zé Clementino era muito querido por todos aqueles que se interessavam pelo trabalho musical de Luiz Gonzaga. O escritor ainda quer produzir um romance e publicar um livro de contos e outro de poesia.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fonte:
https://namorodesofa.blogspot.com/p/blog-page.html