Naturalidade: João Alfredo – PE // Radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 20 de setembro de 2001
Atividades artístico-cultural / exercício – profissional: Fotógrafo e jornalista.
Site: fotoskenidysantana.alboompro.com/
Instagram: @santanakenidy
Contato: (81) 99593-5305
Kendidy Santana Melo é fotógrafo e jornalista. Seu interesse pela fotografia começou enquanto estava pagando a matéria de fotojornalismo do curso de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nascido em Pernambuco, mas apaixonado pela Paraíba, Kenidy Santana já iniciou trabalhos na edição de vídeo, na música e na ilustração, mas foi através da curiosidade pela fotografia que ele se encontrou no jornalismo, além do meio virar opção de trabalho.
A fotografia cultural é a sua paixão, o fotógrafo descreve como “libertador” a sensação quando tira fotos culturais, seja na fotografia de shows, de eventos teatrais, de paisagens e outros.
“O meu processo criativo na fotografia é mais voltado para a emoção. Quando eu vou para um show ou evento teatral, é muito bacana quando o músico está empolgado e eu faço a configuração na câmera que vai valorizar aquela cena. Eu consigo captar o momento que o artista está naquela posição mágica”, conta Kenidy Santana. Além do feedback dos músicos ao dizerem que as fotografias tiradas representam exatamente o que eles estavam sentindo, que a captação foi tirada por ângulos “mágicos”.
Seu interesse pelo desenho e pela ilustração são paralelos à fotografia, pois bastante do que aprendeu nas artes, ele aplicou na fotografia. Principalmente o enquadramento.
Dentre os seus trabalhos como fotógrafo, Kenidy Santana fez a cobertura de um evento feito por alunos de música, o “Pôr do som”, além da cobertura fotográfica do Grupo teatral Cerne, no qual as fotos foram feitas no teatro Ednaldo Egypto. Também trabalhou com a realização do seu projeto Gatos Universitários, em que tirou fotos dos gatos da UFPB e criou um Instagram para elas. Este último começou como um Instagram divulgando suas fotos e acabou se expandindo como uma plataforma para ajudar os gatos a serem adotados.
Foi assessor de imprensa do CCTA- Centro de Comunicação Turismo e Artes, onde fez a cobertura dos eventos que aconteciam no Centro, além de tirar fotos das orquestras e dos grupos musicais. É repórter no Paraíba Criativa, portal em que encontrou espaço para continuar na sua carreira do jornalismo e da fotografia cultural.
Amanda Vasconcelos
Fonte: Entrevista concedida a Amanda Vasconcelos em 23/08/2023