Naturalidade: Bayeux – PB
Nascimento: 13 de janeiro de 1983
Formação acadêmica: Bacharel em Comunicação Publicidade e Propaganda no Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP); Licenciatura em Canto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Canto pela Universidade de Évora (Portugal).
Atividades artístico-culturais: Cantor, Sopranista Clássico, professor de canto, e produtor.
Atividades Exercício – profissional: Professor de Musicalização na Escola Antenor Navarro; cantor lírico no Coro Sinfônico da Paraíba, e no Núcleo de Ópera da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, no ano de 2000, continuando no Conservatório Pernambucano de Música.
Prêmios: Concursos de canto Jovens Solistas do Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho (2007) em Fortaleza/CE; concurso Vencedor dos Vencedores, pela Fundação Eleazar de Carvalho em São Paulo/SP (2007); Maracanto (2007), e MIMO (2007/2010).
Estilo Musical: Lírico, e jazz.
Apresentações: Festival de Coros Nordeste Cantat em Maceió/AL, a ópera Orfeo ed Euridice de C. W von Gluck,;o moteto Exsultate Jubilate de W. A. Mozart com a Orquestra do Festival Eleazar de Carvalho, no Teatro José de Alencar em Fortaleza (Ceará), entre outros.
Kleiton Araújo dos Santos (Kleiton D’Araújo Santos) é o único artista da família que iniciou os estudos de canto aos 16 anos de idade. Com uma vasta trajetória acadêmica e prática no universo musical, representou a cidade de Bayeux em Conferência Nacional de Cultura. Kleiton atua no ensino do canto, ministrando workshop, masterclass, e oficinas de conservatórios, escolas de música, e universidades do Nordeste. É um dos seis contratenores atuantes no Brasil, na técnica que o homem passa a cantar na tessitura da voz feminina.
Kleiton é também o idealizador da Cia Operação, grupo formado por alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFPB, que visava à pesquisa e a prática do repertório do teatro musical. Coordenou a formação dos cantores solistas e coristas, como também a direção cênica e musical. Montou o primeiro experimento, a ópera Orfeo ed Euridice de C. W von Gluck, onde além da direção geral do espetáculo, atuou como a personagem principal Orfeo.
Fontes:
http://ciaateliermusical.blogspot.com.br/2013/12/opera-do-malandro-conheca-equipe_14.html
http://www.movimento.com/2011/09/requiem-de-mozart-em-joao-pessoa/