O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/05/2023

Lacy Nogueira

Atriz, diretora de teatro e radialista.  
Data de publicação: maio 8, 2023

Naturalidade: Cajazeiras – PB

Nascimento: 1938//  Falecimento: 2011

Atividade artístico-cultural: atriz, diretora de teatro e radialista

Títulos e Premiações: II Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba – Categoria Melhor Atriz (1993)

A atriz Maria Lacy Nogueira Alves da Silva, simplesmente, Lacy Nogueira, teve atuação marcante na década de 60, dividindo a arte de representar com a da comunicação no rádio, sendo considerada a percussora da voz feminina na radiofonia cajazeirense. Nessa atividade, em 1966, a atriz dividiu com o radialista Pedro Gomes, a apresentação do programa “Forró do Varandão” que ia ao ar sempre nos finais das tardes na Difusora Rádio Cajazeiras. Nesse programa radiofônico, ela vivenciou por muito tempo e com muito humor, à personagem “Comadre Desejo”.

No teatro, Lacy viveu várias facetas, sendo assim, criadora de diversos personagens de destaques nas encenações que participou. Em seu trabalho como atriz na dramaturgia de sua época, ela teve participação marcante em diversas peças montadas. Mais recentemente, em 1993, Lacy foi vencedora do prêmio de melhor atriz na II Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba, com a interpretação da personagem “Dona Sindá”, na peça “A INCELENÇA”, espetáculo que ficou marcado por ser o que mais tempo ficou em cartaz na cidade, sendo também a produção teatral de maior público do teatro em Cajazeiras, além de ter se tornada vencedora de importantes prêmios em festivais de teatro.

Sob a direção de Íracles Pires, Lacy participou do elenco da peça “O Auto da Compadecida”, vivendo a personagem da “Mulher do Padeiro”, produção montada nos anos 60, pelo TAC – Teatro de Amadores de Cajazeiras.

Lacy Nogueira fez teatro em cajazeiras, principalmente na década de 70, ao lado da saudosa Íracles Pires. A atriz reuniu nomes das artes cênicas locais, como José Francelino e Rivelino Martins.

Lacy faleceu no dia 18 de maio de 2011, aos 73 anos de idade em João Pessoa, depois de um agravamento em seu estado de saúde. O corpo da atriz foi velado no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, sendo sepultada no cemitério Coração de Maria, no centro da cidade.

A despedida aconteceu no final da manhã do dia 19 de abril, com o acompanhamento de familiares, artistas e amigos.

Em 2017, o espetáculo teatral “A Incelença” que se destacou na dramaturgia cajazeirense, como a produção teatral de maior público da cidade, voltou  ao palco do Teatro Íracles Pires. A remontagem da peça teve foi uma forma de prestar uma justa homenagem as atrizes Lacy Nogueira e Harolda Vasque, que atuaram no teatro de Cajazeiras e desenvolveram um trabalho de grande relevância no teatro, onde com suas formas simples e verdadeiras, emocionaram grandes plateias.

Jonas dos Santos

Fontes:

https://www.cajazeirasdeamor.com/2017/07/espetaculo-de-teatro-fara-homenagem.html

https://www.cajazeirasdeamor.com/2020/07/lembrando-lacy-nogueira.html

https://www.diariodosertao.com.br/noticias/sertao/90438/atriz-sertaneja-morre-e-sepultamento-ocorre-no-cemiterio-coracao-de-maria-centro-de-cajazeirtas.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *