Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Campina Grande – PB
Atividade Profissional: Atleta
Facebook: Laissa Silva (Laissa Guerreira)
Instagram: @laissaguerreira
Laissa Guerreira é vista como um grande talento na bocha brasileira. A jovem, que tem AME (atrofia muscular espinhal), vem empilhando conquistas nos últimos anos, com vaga garantida para as Paralimpíadas de Paris 2024, o que acabou acontecendo. Laissa comemorou através de suas redes sociais, o feito.
“Que emoção! Não há palavras para descrever tanta emoção. Gratidão a Deus e a alegria que se faz vigente em mim, em nós! Dois jovens, dois raros, dois atletas com um sonho que achava que estava longe, mas Deus mostrou o plano dele, Deus já sabia de tudo e agora estamos vivendo o plano do senhor”, disse Laissa.
Bailarina e atleta, Laíssa Guerreira passou por muitos obstáculos e batalhas por conta de seu diagnóstico e todas as limitações que a doença impunha ao seu corpo que decidiu adotar o sobrenome de luta. Aos 17 anos, ela coroou a trajetória com um feito: conquistou dois sonhos em apenas uma semana.
Ela foi campeã de bocha paralímpica nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá em 2023 e participou de uma apresentação de dança ao lado do bailarino Marley Lucena, que tem formação no Bolshoi, na abertura da 8ª edição do Cenário das Doenças Raras.
A paraibana conquistou no dia 27 de março de 2024, o título do qualificatório dos pares BC4 de bocha (para atletas que têm deficiências severas, mas que não recebem assistência), que aconteceu em Coimbra, em Portugal.
Na decisão, ela e André Martins derrotaram por 4 a 3 o par da Malásia formado pelos atletas Noor Mat Salim e Abdul Rahman. Com isso, o Brasil encerrou a participação na competição de maneira invicta.
Com a classificação para a final, os brasileiros asseguraram a vaga para Paris 2024, já que as três primeiras seleções do qualificatório têm direito ao acesso direto ao evento na capital francesa.
Fontes:
Laissa Guerreira faz história em Portugal e garante vaga em Paris 2024 (jornaldaparaiba.com.br)
“Minha cadeira me dá asas”, diz atleta e bailarina de 17 anos com AME | Metrópoles (metropoles.com)
Após vaga para Paris 2024, par BC4 de bocha do Brasil é campeão de qualificatório em Portugal – CP