O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/06/2023

Layla Gabrielle

A tatuadora Layla Gabrielle entrega aos seus clientes desenhos autorais inspirados nos traços da xilogravura e com visuais relacionados ao Nordeste brasileiro.
Data de publicação: junho 21, 2023

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 29 de Janeiro de 1993

Atividade artístico- cultural: tatuadora, ilustradora

Facebook: Layla Gabrielle

Instagram: Layla Gabriellec

A tatuadora Layla Gabrielle entrega aos seus clientes desenhos autorais inspirados nos traços da xilogravura e com visuais relacionados ao Nordeste brasileiro. Layla tira seu sustento da arte há sete anos, navegando por várias técnicas e trabalhos. Além das tatuagens, ela faz ilustração infantil, trabalha com aquarela e pintura. ‘’Eu gosto de testar tudo que tenho ao meu dispor. A arte sempre me atravessou profundamente e sempre fez parte da minha vida, tanto que a minha formação acadêmica é em artes’’, disse.

A tatuadora aprendeu a fazer xilogravura na Universidade Federal da Paraíba, quando teve a oportunidade de explorar gravuras em vários materiais, como borracha, madeira e até metal. Mas misturar xilogravura com tatuagem não foi uma ideia da jovem, que foi influenciada por outros tatuadores que utilizam técnicas ainda mais complexas para gravar uma imagem na pele do cliente. Tatuadores xilogravuristas tradicionais costumam talhar a gravura na madeira ou outro material e fazem a impressão do desenho direto na pele, semelhante ao processo comum da arte. 

Ao contrário deles, Layla faz um meio termo: ela adapta a sua ilustração para que lembre uma xilogravura. A tatuadora começou fazendo a imagem com lápis grafite, estudando como se comportava a estética, já que não tinha os materiais necessários para fazer a gravura e a impressão na pele. Por não talhar a gravura na madeira ou utilizar um processo semelhante, não se considera uma xilogravurista, mas sim uma artista multidisciplinar que trabalha com ilustração.

“Sempre achei muito interessante como a gente podia explorar uma estética nordestina, de vários símbolos e insígnias, fui me instigando a trabalhar com isso”, afirma.

Os desenhos da tatuadora são autorais, influenciados não só pelos estudos artísticos dela, mas também sobre percepções de tatuagem tradicionais, que vão desde pensar o encaixe no corpo até a durabilidade na pele. Outro ponto importante também é o gosto do cliente e como ele se sente visualmente representado.  

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes: 

https://www.termometrodapolitica.com.br/2023/06/13/as-nuances-da-xilogravura-moderna-no-trabalho-de-artistas-de-joao-pessoa-na-paraiba/

https://comunicaufpb.wordpress.com/2023/06/12/as-nuances-da-xilogravura-moderna/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *