O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/02/2024

Leila Machado Lima Smith

Escultora (ceramista).
Data de publicação: fevereiro 21, 2024

Naturalidade: Natal-RN // radicada em Cabedelo – PB                                                 

Atividade artístico-cultural:  escultora (ceramista)

Participação em Exposições: Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato) Olinda-PE  

Premiações: 1º lugar no  concurso de presépios promovido pela Energisa-PB (2014); Prêmio Dona Toinha (2020)  

Facebook: https://www.facebook.com/leilamachadolimasmith.smith

Instagram: https://www.instagram.com/leilamachadolimasmith.smith/

Leila Machado Lima Smith é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, mas é radicada no estado da Paraíba desde do ano de 1988, onde desenvolve seus trabalhos artísticos desde 2007. Atualmente residindo em Cabedelo – PB, suas peças já foram expostas em diversas feiras artesanais pelo Brasil. Suas esculturas retratam figuras representativas nordestinas do sertão, figuras de arte sacra religiosa, entre outras figuras, feitas de barro e queimadas em forno. Para Leila o  uso das peças de cerâmica é uma prática interessante na decoração, devido à sua resistência, maleabilidade, durabilidade adquiridos após a queima, e versatilidade desses objetos, que permitem muitas ambientações, garantindo uma decoração perfeita do estilo clássico ao mais despojado. Ao mesmo tempo, são capazes de trazer além de requinte ao ambiente uma interação nos mais diversos estilos de decoração.

Para ela, sendo um conceito previamente para o ambiente e encaixando as peças de forma harmônica. Modelando a altura das peças para compor a volumetria e movimento na composição ou aliá-los a outros elementos na decoração, que é uma forma simples de decorar com muito estilo, combinando cores, texturas, alturas, funcionalidades e histórias diferentes em cada peça.

Em 2011 recebeu menção honrosa no Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato) que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda,  com a peça Fotografia em Família. Na edição da Fenearte em 2013, a peça “Recicladores”, da ceramista, foi premiada, ganhando um espaço exclusivo no Salão de Arte Popular Ana Holanda, expondo peças com temas como religiosidade, família, arte circense, folclore e a regionalidade.

Em 2014 venceu o concurso de presépios promovido pela Energisa – PB. De volta à Fenearte – PE, em 2018, foi selecionada para o salão de arte sacra com a peça São José. Em 2020 foi uma das ganhadoras do prêmio Dona Toinha. Em entrevista, Leila contou que cada uma de suas peças considera como sendo única e feita com muito carinho, e que sente uma imensa alegria ao ver seu trabalho ser divulgado pelo país. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://www.facebook.com/armazemcoresdobrasil/photos/a.1029426457100612/4386790424697515/?paipv=0&eav=AfY-nm8Dn_bLTDGT9iw2fU5BpQ_ijimmP5IfDkWrzHROcvLV6bmPA0TrMYL_s0m_fAY&_rdr

https://www.armazemcoresdobrasil.com.br/produtos/escultura-o-retirante-em-ceramica-de-leila-lima/

https://antigo.paraiba.pb.gov.br/index-45690.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *