Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: João Pessoa – PB
Ano de Formação: 2020
Integrantes: Alysson Jorge (guitarra), Leo Afonso (vocal e guitarra), Fábio Domingos (baixo), Leonardo Mazzini (bateria)
Gênero Musical: Cover Reggae
Instagram: @lillionreggae
Lil’ Lion é uma banda nascida em 2020 da proposta de executar covers de reggae e gêneros afins, sendo formada por Leo Afonso (vocal e guitarra), Alysson Jorge (guitarra), Fábio Domingos (baixo) e Leonardo Mazzini (bateria). O repertório da banda está mais voltado para o reggae internacional e inclui versões de cantores e bandas consagradas. A banda também toca algumas composições do repertório nacional, de bandas como Tribo de Jah, Natiruts e de Edson Gomes, entre outras, além de trabalhar em composições próprias. Já se apresentou em diversos estabelecimentos em João Pessoa e em 2023 participou do tradicional evento Arena Transa Reggae, do radialista Dado Belo, da Rádio Tabajara.
O nome “Lil” é na verdade o acrônimo para Leonardo Mazzini, Isi (ex-baixista da banda) e Leo Afonso, por terem sido convidados para se apresentarem no Arena Transa Reggae, o vocalista Leo Afonso declarou em entrevista ao jornal paraibano “A União” que significou mais uma vitória, mais um passo concluído desse propósito que a banda segue, uma experiência única, sendo muito importante esse momento para a banda.
Como a Lil’Lion é uma banda de covers, seu leque de influências se volta para reggaes internacionais raízes, o chamado “roots reggae”, como base para o seu repertório, a exemplo de Bob Marley, Alpha Blondy, Groundation e Damian Marley. Apesar de tocarem alguns clássicos do reggae brasileiro, ainda tem como carro-chefe as canções internacionais do gênero.
Por se tratar de um projeto ainda muito recente, a banda não possui músicas autorais, com poucos anos de atividades Lil’ Lion tem projetos futuros para isso, com formação completa de duas guitarras, baixo e bateria, os integrantes têm conseguido dar mais andamento às questões da banda. Sendo um som raiz, um som roots, o público pode acompanhar os trabalhos da banda pelo perfil no Instagram.
Fontes:
https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/no-balanco-do-reggae