Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 27 de Agosto de 1963
Atividades artístico-culturais: Poetisa, fotógrafa e escritora
Formação: Graduação em Comunicação Social, Mestrado em Biblioteconomia, Especialização em língua e literatura francesa .
Instagram: @lisbethpontolima
Natural da cidade de João Pessoa, capital paraibana, ela nasceu em 27 de agosto de 1963. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, tendo feito Especialização em Língua e Literatura Francesa e Mestrado em Biblioteconomia (hoje Ciência da Informação) na mesma Universidade.
Durante o doutoramento, em 2010, realizou estágio com a bolsa CAPES-PDEE na Université de Cergy Pontoise, França, com o tema desenvolvido sobre o monólogo interior e o fluxo da consciência em Édouard Dujardin. É poetisa, tendo publicado alguns livros, interessando-se pela síntese neste gênero.
Na França, nas cidades de Toulouse e Perpignan, morou cerca de 4 anos e durante esse período fez alguns cursos entre os quais fotografia era uma de suas paixões. Desde 1998 mora em Natal – RN e nos anos 2000 participou do Concurso de Poesia Zila Mamede e teve o seu poema “Santos” o mais votado pela Internet.
Publicou seu primeiro livro em abril de 2002 com o título : Dormência, colecionando os 40 poemas premiados e mais outros 20, onde o professor Tarcísio Gurgel fala a respeito: “sua estratégia em livro, com esse conjunto de sessenta poemas, já contemplados com um prêmio, o Othoniel Menezes em 2001, surpreende e causa admiração. Porque nos revela uma poetisa que já se apresenta aos seus leitores consciente da dura condição de artesã da palavra. Nisso, aliás, ela se aproxima de uma conterrânea já famosa e potiguar: Zila Mamede “.Dando continuidade a sua profissionalização, em 2004 fez o curso de Especialização em Literatura Brasileira do século XX pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ainda em Setembro de 2004 publicou “Felice”, um livro temático, que apresenta em seu formato 50 poemas de amor. A respeito dele, o poeta Sérgio de Castro Pinto revela: “Há quem escreva poesia apenas com a emoção à flor da pele. Outros escrevem-na sabendo da distância entre a flor da pele e a folha de papel.Estes vencem a distância investindo na linguagem sem abdicar dos sentimentos. É o caso de Lisbeth Lima de Oliveira no excelente “Felice”, livro que ora vem a público”.
Participou como membro da comissão julgadora de diversos concursos em Natal. Em junho de 2006 apresentou-se no Museu Câmara Cascudo fazendo uma leitura dramática em francês, de um trecho do livro Ulisses, de James Joyce e em 2014 se inscreve como aluna especial no doutorado de Letras da UFRN. Entre outras obras da autora estão: Roma (2008) e Vasco (2010).
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_grande_norte/lisbeth_lima_de_oliveira.html
https://www.escavador.com/sobre/3081380/lisbeth-lima-de-oliveira
http://poetisasparaibanas.blogspot.com/2013/04/lisbeth-lima.html
https://www.instagram.com/lisbethpontolima/