O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/03/2025

Luã Yvys

Cantor, compositor, instrumentista e produtor musical.
Data de publicação: março 11, 2025

Pesquisa e texto: Samuel Cintra

Naturalidade: Campina Grande – PB                  

Nascimento: 25 de junho de 1987                                                                 

Atividades artístico-culturais: Cantor, compositor, instrumentista e produtor musical 

Formação Acadêmica: Produção musical na Berklee College of Boston, nos EUA                                                

Produções Musicais: Álbum Essenímico (2019), EP’S autorais “De Pai Pra Filha e Avante”, Produção de álbuns para alguns artistas idependentes, Produção do álbum “Eu e Vocês” – Elba Ramalho (2021), Composição da canção “Ainda tenho asas”. 

Premiações: Indicado ao Grammy Latino em 2021 como álbum de Raízes Brasileiras com o  “Eu e Vocês”. 

Facebook: Luã Yvys 

Instagram: @luayvys

YouTube: Luã Yvys 

Luã Yvys Ramalho Kirk Mattar, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical nascido em Campina Grande – PB, é formado em Produção Musical pela Berklee College of Boston, nos EUA. Seu primeiro contato com a música foi ao nascer. Filho dos artistas Elba Ramalho e Maurício Mattaré, ele experienciou desde a barriga da sua mãe esse contato, vendo fotos de shows e lembranças de apresentações em Campina Grande. Sempre se questionou sobre ser artista, mas, aos 10 anos, fez aulas de piano. Aos 15 anos, começou a se interessar por guitarra, mas seu desejo de seguir na área musical veio de forma tardia. Aos 17 anos, percebeu que levava jeito para compor, produzir, cantar e tocar; antes dessa idade, fazia isso apenas como hobby ou passatempo.

Em entrevista ao canal no YouTube “Som na Lata”, Luã diz: “Quando eu sinto a música, às vezes ela me leva para lugares que não estão tanto nessa dimensão dessa realidade física vivida.” Ele acredita que não escutamos a música apenas com a audição, mas sim com o corpo e a alma. Com músicas livres de interpretações, Luã deixa subjetividades e a liberdade do público encaixá-las em suas vivências no álbum “Essenímico” (2019).

Apesar de seus trabalhos solo, Luã Yvys produz artistas independentes e também sua própria mãe. Além disso, já foi indicado a um Grammy Latino em 2021 pelo álbum “Eu e Vocês”, que celebra as Raízes Brasileiras. Em 2025 lançou a música “Filha de Iemanjá”, na qual busca trazer suas vivências e experiências culturais.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%A3_Yvys

https://www.youtube.com/watch?v=vjdcGRSKJm4

https://monitormercantil.com.br/lua-yvys-na-julieta-de-serpa/

https://www.google.com/search?q=lu%C3%A3+ramalho+mattar+trabalhos&oq=lu%C3%A3+ramalho+mattar+trabalhos+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIHCAMQIRigAdIBCTEwMDYyajBqN6gCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *