O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/10/2021

Lucas Barreto

Lucas Barreto de Moura é professor de música, compositor e cantor.
Data de publicação: outubro 5, 2021

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 1996

Atividades artístico-culturais: Graduando na Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba, professor de música, compositor e cantor

Instagramhttps://www.instagram.com/lucasbarreto.oficial/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCfzAyYOybNIPDauHVOhS07w

Youtube (Participação no IV Festival de Música da Paraíba) – 29:00 min: https://www.youtube.com/watch?v=wI1oQXSk7zc 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4bUWfjOuip2mgDh2DXTuAA  

Lucas Barreto de Moura é graduando no curso de música da Universidade Federal de Campina Grande, participa também do Coro de Câmera, um coral da UFCG, regido pelo Maestro Vladimir Silva. Dedica-se também às atividades musicais, como compositor e cantor, além de lecionar para crianças práticas musicais. Ele é natural e reside na cidade de Campina Grande – PB. 

Sua história com a música é desde cedo, por volta dos cinco anos de idade, quando ganhou de brinquedo, um teclado o que o fez substituir por todos os brinquedos. Ele diz: “Então esse foi o meu primeiro contato dos cinco anos até os doze anos de idade, o meu contato com a música foi bastante intuitivo e uma relação muito divertida, de brincar com sons e descobrir novas melodias… foi aí onde eu desenvolvi a minha percepção musical.” Ele ainda revela que aos 12 anos surgiu o interesse pela guitarra, o levando a tocar em bandas de rock independentes do cenário de Campina Grande-PB, o inserindo na profissionalmente na música.

O entrevistado conta que foi no Coro de Câmara que obteve diversas experiências, entre elas sair do país, aos 17 anos, no ano de 2015. A primeira foi em uma turnê para o sul da França, levando música brasileira, sátira e música popular com o repertório do coral. A segunda foi em 2017, ao cantar na cidade de Nova York, por fim, a mais recente foi em 2019, outra turnê, desta vez em Lisboa e outras cidades de Portugal, como solista. Ele ressalta que o coral é sua base técnica, teórica e profissional. Entre outras experiências são citadas a de alguns festivais, como o Dom Música, que é um festival da TV Itararé  afiliada da TV Cultura de Campina Grande, no qual ele ficou em segundo lugar na edição de 2016 e retornou também em 2018, quando recebeu o convite do seu amigo Hugo César para interpretar uma canção. Dessa forma, o artista ganhou o título de melhor intérprete, dividindo a colocação com a cantora Edra Veras, e Hugo César de melhor compositor. 

A parceria com o seu amigo Hugo César o levou a outro evento, o IV Festival de Música da Paraíba com a inscrição da canção Pergunta que não quer calar. Sobre o processo de composição ele informa: “Não tem uma receita de bolo, algo a se guiar, às vezes o Hugo escreve uma poesia e me entrega, eu transformo em música, ou às vezes eu entrego uma música sem letra, aí Hugo vai e letra a canção, não tem ordem cronológica e nem correta, quem manda é a música.”

Ele também comenta que a música é muito atual e que a ideia surgiu do projeto social GE Favelas, de São Paulo, pelo projeto abordar formas de mostrar os valores que dentro das periferias, quantas pessoas de bem se encontram naquele lugar e que é por várias vezes isolado. Com isso, quando a quarta edição do Festival de Música da Paraíba abriu, se inscreveram e mostraram a desigualdade existente em nosso país através da canção. 

“E quando o nó aperta mesmo, ele sempre aperta para quem está mais embaixo, então é sobre isso que a música trata, a pergunta que não quer calar, é essa: quem é que vai zelar de quem zela da gente? quem é que vai cuidar da cuidadora? quem é que vai ser a babá quando a madame se mandar para o exterior? Então trata um pouco dessas desigualdades, um assunto bem atual”, conta Lucas Barreto.

Ele divide-se entre a docência e o palco, vivendo inteiramente de música. É professor de música/musicalização infantil no colégio Motiva, na cidade de Campina Grande – PB. Atua também como professor de técnica vocal, violão para iniciantes, teorias musical e afins, dando aulas particulares.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Lucas Barreto  realizada por Jaqueline Rodrigues.

Imagens: Reprodução/Instagram – @lucasbarreto.oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *