Naturalidade: João Pessoa- PB
Nascimento: 12 de junho
Atividades artístico-culturais: Instrumentista, Compositor e Cantor
Formação: Graduado em Música
Instagram: https://www.instagram.com/lucasdgaiao/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCyTR5tk8RXaL4o_E4dOa1JA
Youtube (Participação no IV Festival de Música da Paraíba): https://www.youtube.com/watch?v=wI1oQXSk7zc&t=1345s
Lucas Gaião, formado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, é compositor, cantor e instrumentista. Assinou também as guitarras do single “Encaixe” de Titá Moura e Nathalia Bellar. Ele é natural e reside em João Pessoa- PB.
O músico conta que sua casa sempre foi um ambiente musical, apesar de seus pais não serem músicos, apreciavam muito ouvir música e tem o seu avô que toca sanfona. Mas o primeiro estímulo foi inusitado e surgiu através do jogo de videogame “Guitar Hero”, ele lembra que veio a vontade de aprender a tocar guitarra de verdade, falou com os pais e combinaram de estudar violão e depois a guitarra.
“Foi isso que eu fiz, por volta dos 10 anos comecei a estudar violão e depois passei para guitarra e esses dois instrumentos são os que eu mais me dedico até os dias de hoje, tanto profissionalmente, academicamente e pedagogicamente”, diz Lucas Gaião.
Desde pequeno era muito estimulado pela escola ao contato com a arte e diz que realmente ela teve um papel fundamental. Porém, a relação com a cultura paraibana se intensificou ao entrar na graduação em Música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a experiência no curso o possibilitou conhecer compositores, cantores e instrumentistas da cena regional e fala do seu encantamento e identificação. Ele informa: “(…) a música paraibana virou o meu foco de atuação artística e atualmente acompanho vários cantores(as) da Paraíba, componho com ênfase absoluta na música autoral”.
O compositor ao falar de algumas produções relata que há muito tempo fazia composições de melodias mas nos últimos tempos passou a colocar letras nelas. Viu a cantora Cátia de França falar uma vez que ela compõe, canta para não enlouquecer e diz que isso se aplica a si também. Isso porque ele se vê melhor nas notas do que com as palavras, então o que ele não consegue falar, diz por meio de sua música.
“As minhas produções musicais, os arranjos que eu faço, os shows representam o que eu quero dizer, a pegada que eu quero deixar. Tudo o que eu faço musicalmente, eu tô buscando formas de me expressar e de fortalecer a música feita na Paraíba”, revela o compositor.
Ele conta que participou de três edições do Festival de Música da Paraíba. Na segunda edição do evento estava com duas companheiras de arte, Bia Angelina e Selma Mendonça e se classificaram para a semifinal. Já na terceira, teve a canção “Desafloro”, como finalista e na quarta obteve a sua canção classificada entre as 30 músicas escolhidas de vários inscritos para as eliminatórias, com a canção “Nosso mar”. A música da última edição surgiu no ano novo de 2019 para 2020, carregada de sentimentos sinceros, falando de amor, sobre coragem, entrega e navegação pela vida.
Lucas atua como músico acompanhante com compositores, cantores e intérpretes da música paraibana. Está também no processo de gravação de discos com esses artistas, como Titá Moura, que lançou o single “Encaixar” com Nathalia Bellar, no qual ele atuou com a assinatura das guitarras no disco e single. Também está a caminho o projeto para a gravação do seu primeiro disco solo, como um registro de todas as suas canções. Ainda trabalha como professor de música na educação básica em uma escola particular de João Pessoa e desenvolve na academia a pesquisa sobre educação musical.
Jaqueline Rodrigues
Fontes:
Entrevista com Lucas Gaião realizada por Jaqueline Rodrigues.
Imagens: Reprodução/Instagram – @lucasdgaiao