O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/07/2024

Lúcia Braga

Política.
Data de publicação: julho 20, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos 

Naturalidade: João Pessoa- PB

Nascimento: 13 de dezembro de 1934 // Falecimento: 08 de maio de 2020

Atividade Profissional: Política 

Antônia Lúcia Navarro Braga, foi uma assistente social e política brasileira, sendo a primeira mulher a ser eleita deputada federal pela Paraíba.

Filha de João Navarro Filho e Maria Augusta de Toledo Navarro, formou-se em Serviço Social em 1959 pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito em 1973 pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal onde chegou a trabalhar  no Serviço Social da Indústria e no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) durante sua estadia em João Pessoa,  até ser nomeada para uma assessoria na Câmara dos Deputados por indicação de seu marido, Wilson Braga, que após eleger-se governador da Paraíba em 1982 nomeou-a presidente da Fundação Social do Trabalho em João Pessoa.

Lúcia Braga assumiu a presidência da Fundação Social do Trabalho em 18 de março de 1983, onde iniciou seu trabalho junto a esta instituição cheia de expectativas e responsabilidades, pois durante a campanha assumiu uma série de compromissos com setores pobres da capital e outras localidades do estado. O jornal A União destacou a posse da Primeira Dama como presidente da Funsat. “Empossada  a primeira presidente da Fundação Social do Trabalho. Em solenidade presidida pelo Governador Wilson Braga, assumiu a direção da Funsat a assistente social e primeira-dama do Estado, a sra. Lúcia Braga” .

Foi eleita deputada federal em 1986 e compôs a bancada feminina e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988 e naquele mesmo ano transferiu-se para o PDT pelo qual foi reeleita em 1990. Perdeu as eleições para o governo da Paraíba em 1994 e para a prefeitura de João Pessoa em 1996, a mesma veio a falecer em 8 de maio de 2020, em João Pessoa, inicialmente por complicações de uma infecção urinária. Posteriormente, foi confirmado que Lúcia estava com COVID-19, após o teste para a doença ser positivo.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcia_Braga

https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502127099_ARQUIVO_XXIXANPUHAtuacaodeLuciaBragaentre1982a1986construindoseusCapitaisPoliticos(1).pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *