Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividade artístico-cultural: Humorista
Formação Acadêmica: Universidade do Vale do Itajaí/SC
Formação Artística: Escola Circense Pirilampo – João Pessoa/PB (trapézio, malabares, acrobacias de solo, palhaço, entre outras artes)
Trajetória Artística: Le Cirque, Beto Carrero World
Participação em Programas em TV: 5º Festival de Piadas do Programa Show do Tom (RedeRecord), “Stand Up Comedy” do Programa da Ana Hickman (Rede Record), Quadro “Dez ou mil” do Programa do Ratinho (SBT), Caldeirão com Mion (Rede Globo)
Facebook: https://www.facebook.com/luciano.feitosa.79
Instagram: https://www.instagram.com/lucianofeitosaoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCq6UKP_mEFSb7CsHIrybYEQ
Nascido em João Pessoa e criado em Cabedelo, Luciano Feitosa viveu toda a sua infância e adolescência no bairro Renascer. Aos 12 anos, conheceu a Escola Circense Pirilampo, em João Pessoa, onde começou a desenvolver técnicas circenses de trapézio, malabares, acrobacias de solo, palhaço, entre outras artes. Logo no início da carreira, suas vocações naturais o encaminharam para o mundo do riso e, motivado por palhaços de renome no Nordeste, a exemplo do Beto Chameguinho, Luciano se encantou pela arte de fazer rir e deu sequência a sua vida artística.
Com o pé na estrada, o humorista trabalhou em grandes Companhias Circenses, como o “Le Cirque”, onde o aprendizado se tornou mais consistente e a experiência consolidou a sua profissão. Depois de muitas viagens, Luciano chegou a Curitiba/PR, onde fixou residência e desenvolveu vários trabalhos em parceria com o Governo Estadual, com destaque para o “Circo da Ciência”, que disponibiliza uma grande estrutura para desenvolvimento das artes cênicas, dança, música e circo. Luciano recebeu uma ligação telefônica que viria a mudar significativamente a sua vida profissional: um amigo sugeriu que ele participasse no 5º Festival de Piadas do Programa Show do Tom, da Rede Record, em 2008. Em princípio, Luciano hesitou, mas acabou aceitando o desafio. O humorista paraibano fez os testes na Rede Record, onde participou de várias etapas classificatórias, duelando com os outros 63 candidatos de todas as regiões do Brasil. Luciano foi avançando até a grande final, quando se apresentou para uma plateia de aproximadamente 300 pessoas e um júri formado pelos atores Castrinho e Noemi Gerbelli, além do diretor de criação da Rede Record, Deto Costa.
Ele contou uma piada que falava sobre diferenças de comportamento entre pobres e ricos. Mostrando domínio do tempo cômico, foi o candidato que provocou o maior número de risos e conquistou a vitória, recebendo como prêmio um carro 0 km e o incentivo de Tom Cavalcante, que se tornaria seu padrinho. “Quero agora que com ele o que aconteceu comigo. Tento com esse festival fazer o que um dia o Chico Anysio fez por mim, dar espaço para o talento”, afirmou Tom Cavalcante.
Anos depois, Luciano passou por mais uma memorável experiência na TV, desta vez no “Stand Up Comedy”, do Programa da apresentadora Ana Hickmann. O quadro que se chamava “olimpíadas” contou com a participação de vários comediantes do Brasil e, mais uma vez, Luciano Feitosa conquistou o primeiro lugar. O humorista foi também foi sucesso no quadro “Dez ou mil” do Programa do Ratinho no SBT, mas recentemente subiu no palco do quadro “Caldeirola” do programa Caldeirão do Mion da Rede Globo, a atenção da plateia e do apresentador com o bom humor e um “super topete”. Depois, ele cantou músicas de novelas como Gabriela, Senhora do Destino e América, imitando as vozes das cantoras Gal Costa, Maria Rita e Alcione, respectivamente. Entre os quatro jurados, Luciano recebeu o título de melhor atração de três, vencendo o prêmio, em suas redes sociais, o artista celebrou a conquista. Atualmente reside em Santa Catarina no município de Guaramirim.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://wscom.com.br/vencedor-do-festival-de-piadas-do-show-do-tom-paraibano-luciano-feitosa-se-ap/
https://ocp.news/geral/humorista-de-guaramirim-faz-sucesso-no-programa-do-ratinho-no-sbt