Naturalidade:Guarabira/PB
Ano de nascimento: 18/03/1911
Falecimento:1983
Atividades artístico-culturais:
Luzia Teresa dos Santos nasceu no dia 19/03/1911 na cidade de Guarabira, na Paraíba, e foi uma das mais prolíficas contadoras de história da América Latina. No seu leito de morte, em um hospital de João Pessoa, esta extraordinária mulher, que jamais aprendeu ler e escrever, dizia ainda conhecer muitas outras histórias.
Conhecida por suas mãos esguias e magras, dava formas as mais de 242 histórias com uma gestualidade peculiar. Sua contribuição representa significativa parcela desse universo narrativo e fornece elementos para um mapa temático do conto popular na Paraíba.
Suas estórias perpassam os reis e rainhas, príncipes e princesas com seus palácios e carruagens, cangaceiros, homens e animais etc, dentre as mais diversas temáticas que demonstram a diversidade de suas narrativas que ganhavam vida com a força de sua interpretação.
Seus contos estão registrados ao longo de cinco exemplares, três deles publicados pela Thesaurus Editora, de Brasília, dois ainda lamentavelmente inéditos, que integram o acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), reunidos através de gravações realizadas por Altimar Pimentel, jornalista, historiador, teatrólogo e folclorista brasileiro.
O primeiro volume saiu em 1995 com 397 páginas, contendo uma entrevista com Luzia Teresa. O segundo em julho de 2001, com 254 páginas e fotos da narradora. O terceiro volume com 222 páginas saiu em 2007. Altimar Pimentel feio a falecer em 21 de fevereiro de 2008, com isso os dois últimos volumes não foram publicados.
Fontes: José Paulo Ribeiro, pesquisador de cordel e cultura popular
PIMENTEL, A. Estórias de Luzia Tereza: Volume II. Thesaurus Editora, 2001.
PIMENTEL, A. Estórias de Luzia Tereza: Volume I. Thesaurus Editora, 1995
PIMENTEL, A. Estórias de Luzia Tereza: Volume III. Thesaurus Editora, 2001
http://contos-fabulas.blogspot.com/2014/03/a-extraordinaria-luzia-teresa.html
http://culturapopular2.blogspot.com/2010/03/altimar-pimentel.html