Localização: Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião de Sousa.
Área territorial de 156, km².
População / IBGE / 2014: 5.675 habitantes.
Gentílico: Maltense.
Limites geográficos municipais: Norte: Vista Serrana. Leste: Patos e São José de Espinharas. Oeste: Condado. Sul: Catingueira e Santa Terezinha.
Distância da capital João Pessoa: 332 km.
Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR-230 e a PB-293.
Data da emancipação política: 09 de dezembro de 1953.
Instalado em: 26 de dezembro de 1953.
Configurações geomorfológicas: Cenozóico/Depósitos aluvionares: areia, cascalho e níveis de argila. Neoproterozóico/Granitóides de quimismo indiscriminado; Suíte calcialcalina de médio e alto potássio Itaporanga e Grupo Seridó. Paleoproterozóico/Suíte Poço da Cruz – augengnaisse granítico – quartzo monzonítico a granito. Suíte Várzea Alegre e Complexo Caicó.
A topografia dos terrenos apresenta cotas que variam entre 220 metros a 650 metros. As cotas mais elevadas, onde a declividade mostra-se média à elevada, ocorrem ao norte nas Serras do Feijão e do Negro, na porção central no Serrote São José e Serra do Pico de Malta, ao centro-sul na serra Macapá e, ao sul, na Serra José Pereira. Nestas áreas o relevo apresenta uma declividade média a elevada.
Altitude: 257 metros.
Vegetação: Caatinga, composta principalmente por espécies como a catingueira verdadeira e a rasteira, o xique-xique, o cardeiro, a coroa-de-frade, a favela, o mororó, o juazeiro, o jatobá, a jurema, a aroeira, a baraúna, o pinhão, o marmeleiro, o angico, entre outras.
Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Espinharas. Principais tributários: riachos do Castelo, do Feijão, Pitombeira, Aguilhada, da Furna, de Malta, Poço de Malta, Macapá, Timbaubinha, do Juá e o c órrego Araújo.
Clima: Tropical quente com chuvas de verão e outono, com temperatura média anual de 25,6 °C.
Economia: tem como suporte principal as atividades pertencentes ao Setor Terciário e apresenta a 12ª melhor qualidade de vida da Paraíba, segundo o PNUD o seu IDHM é de 0,6424.
História do município:
A povoação de Malta data da chegada dos primeiros colonizadores europeus em 1695, época em que Teodósio de Oliveira Lêdo chegou ao Local e dominou os Pêgas, tribo de índios que habitava o local. Por volta de 1830, João Fernandes de Freitas, construiu uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e em volta, se desenvolveu o núcleo que mais tarde seria a cidade de Malta. O solo fértil atraiu muitos criadores de gado, que organizaram fazendas tanto para criação como para o cultivo do algodão.
Em 19 de abril de 1944 foi inaugurada a estação de Malta, e situa-se no quilômetro 421 da ferrovia RFFSA, com a presença do então Presidente da República, Getúlio Vargas. Em 1958, a Rede Ferroviária do Nordeste terminou e entregou a ligação ferroviária entre Patos e Campina Grande e a RFFSA, já controlando as duas linhas, incorporou não só esse trecho como também o trecho Sousa-Patos à rede da RFN (Rede Ferroviária do Nordeste), onde estava a estação de Malta. Atualmente encontra-se sob a administração da Transnordestina Logística S/A, antiga CFN.
Acredita-se que o nome de Malta, apesar de incerto, tenha sido dado em homenagem à freguesia portuguesa de Malta, posto que na época de sua fundação, o Brasil e a Paraíba estavam sob o domínio de Portugal e a colonização presente era muito forte.
Eventos turísticos: Emancipação Política, Festas Juninas, Festas de Padroeiros e Desfile Cívico.
Atrações Turísticas Naturais: Serra do Feijão, Serra do Negro, Serrote São José, Serra do Pico de Malta, Serra Macapá e Serra José Pereira.
Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Matriz
Equipamentos culturais / turísticos: Praça Principal e Casa de Shows Kaktos.
Fontes:
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/MALT106.pdf
Uma resposta
Saudades da minha Malta