Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 18 de abril de 1983
Atividades artístico-culturais: cantor, guitarrista e violonista.
Estudante autodidata, Marcelo Vilar Borges, desde os 13 anos começou desenvolvendo sua habilidade musical com o violão. Pouco depois, se aperfeiçoou na guitarra, que hoje o acompanha na maior parte de suas apresentações onde ele traz tanto suas composições próprias quanto sucessos de outros artistas do pop rock.
O artista já foi músico de várias bandas da cidade em seus estilos bem variados, para além do pop rock, como samba, funk sol, MPB, forró, regional e sertaneja, sendo o vocalista e o guitarrista em algumas delas. Marcelo, ao longo de sua trajetória musical, já se apresentou em diversas casas de shows e bares da cidade como o Zodíaco Bar, John People, Boate Vogue, Domus Hall, Vila do Porto, Espaço Mundo, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Cachaçaria Philipéia e espaços como Busto de Tamandaré e Largo da Gameleira.
Atualmente, à frente do seu projeto de voz e violão, tocando em bares, shoppings e festas particulares, Marcelo mostra um trabalho mais intimista e autoral e também leva em paralelo o seu projeto musical, a Banda Dorothy, que gira em torno do gênero pop rock. O repertório do artista conta não só com algumas composições próprias, até mesmo da própria Banda Dorothy, como também com sucessos nacionais e internacionais, a exemplo de Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Cazuza, A-Ha, Adele, Pearl Jam, Guns N’ Roses, e músicas das décadas de 1970 e 1990.
O músico paraibano está constantemente aprimorando seu trabalho a partir do estudo teórico e prático da música, além de desenvolver suas habilidades na composição de seu repertório. Desde 2012 se apresenta profissionalmente em vários bares da cidade acompanhado apenas do violão, em uma estética mais intimista, a exemplo do Terraço Brasil, Chora Menino, Gira Mundo, Alohai e Arpoador, onde atualmente é atração às segundas-feiras e sábados.
No caminho musical de Marcelo Vilar, estão participações em grandes eventos e festivais de música, como o bloco Virgens de Tambaú (PB), projeto Extremo Cultural (PB), Festa das Neves (PB), Festival Mundo (PB), Festival Móbile (PB), Feira da Música (CE) e Virada Cultural de São Paulo (SP). Participou ainda de projetos e bandas como Banda SensaSamba, Paulo Sérgio e Daniel, Banda Dorothy, GPS, Chico Soul, Forró Mambembe, Mira Maya, Caburé Carimbó Clube, Madalena Moog, Mama Jazz, Coletivo Aguaceira e Escurinho.
Fontes:
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/cantores-marcella-maul-e-marcelo-vilar-sao-atracoes-neste-domingo/