Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Cajazeiras-PB
Atividade artístico-cultural: artista plástico
Instagram: @marcospemarcospe
Facebook: https://www.facebook.com/marcospe.marcospe/
Natural de Cajazeiras, no sertão paraibano, o artista plástico Marcos Pê reside em Teresina, capital do Piauí desde 1983. Além das artes plásticas atua também como publicitário, onde integra a equipe da agência Sucesso Publicidade onde atua como diretor de arte realizando campanhas publicitárias e outros trabalhos no âmbito do Grupo Claudino. Ilustrou diversos livros como “No Altar da Poesia”, “Um Mar de Poesia”, “Cantadores”, “Cancela Velha”, “Outros Mares” entre outros. Também assinou diversos projetos em Teresina, sempre mantendo a diversidade nordestina.
A multi-expressividade na arte de um artista, fiel a sua arte, se mostra pelo compromisso com sua história de dedicação, de irrequieta sensatez com o fazer. Marcos Pê desafia o tempo, as coordenadas cartográficas de convivência com a técnica que desenvolveu e apreendeu, e sucintamente brinca com ela, mostrando todo seu talento e maturidade com manuseio dos elementos de produção, parecendo até que por capricho, a tal falta de criatividade, não foi problema e nunca vai ser para ele.
Um obstinado, obcecado nessa busca incessante pela produção de uma arte original, rica de elementos lúdicos, passeante no contexto do cotidiano popular dos que o cerca. Por esse prisma, ele viaja sem medo de voltar ou seguir ainda mais, desafiando limites e fronteiras da criatividade. Enveredando pelo imaginário e místico mundo da xilogravura nordestina, misturando aí, os anos de prancheta nas artes gráficas e as atividades da pintura de quadros, percorridos desde seus primórdios passatempos a serviço do antigo Atelier de Artes Plásticas de sua terra Cajazeiras.
Com toda essa experiência; essa bagagem de vivência e convivência nesse “vislumbrante” mundo da arte, não restava a Marcos nada mais a não ser produzir belas imagens, assim como essas, sejam elas fauvistas, ocre ou preto-branco. Tudo para preencher o seu ego ou para presentear os olhos de quem gosta de arte. Igual a ele, que faz da arte a sua razão de continuar vivendo no mundo complexo, porém encantador que é a arte.
Fontes:
https://piauicult.com.br/?p=artist&id=370&artcodigo=370&culcodigo=1
https://artimage.com.br/artistas/marcos-pe
https://www.cajazeirasdeamor.com/2019/12/um-pouco-da-arte-multe-expressiva-de.html