Naturalidade: Itabaiana, mas com registro civil no município de Gurinhém-PB
Data de nascimento: 03/06/1966
Atividades artístico-culturais: Escritor, Curador de Artes Plásticas e Música.
Antônio Marcus Alves de Souza, mais conhecido como Marcus Alves, é um jornalista e escritor paraibano, Doutor em Sociologia e Mestre em Comunicação Social. Começou a tomar gosto pelos escritos aos 13 anos, quando ganhou a primeira máquina de escrever. A inspiração vem dos variados temas do cotidiano, de lembranças e de vivências (como um olhar na praia, memórias de viagens e visita às ruas da cidade).
É autor de cinco livros: “Cultura Rock e Arte da Massa”, “Cultura Mercosul: uma política do discurso”, “Arte da Massa Une Crítica e Divertimento”, “O Eterno e o Provisório” e “Arqueologia”. Além disso, publicou também um livro-novela, intitulado “O sapato amarelo (Ou K encontra Paludes)”.
Membro fundador do Grupo Literário Sol das Letras e da Associação Internacional dos Estudos de Música Popular (IASPM) – Rama América Latina. Também atuou como curador na área de Artes Plásticas e Música, como do Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB e realizando diversas exposições como Josenildo Suassuna, Flávio Tavares e Denise Costa.
Como jornalista, passou pelas experiências de jornal impresso, digital, televisão (atuando como apresentador do Fórum Ideias, pela TV UFPB, e como editor-chefe da TV Globo Minas/TV Triângulo) e assessoria de comunicação (coordenando a comunicação do Ministério da Integração Nacional, atuando como Secretário de Comunicação dos Municípios de Conde e João Pessoa e atualmente como assessor da Universidade Federal da Paraíba). Além disso, foi professor universitário nos cursos de Direito e Administração.
Marcus Alves em entrevista para Larissa Maia