Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 27 de março de 1993
Atividade artístico-cultural: cantora, compositora e professora de canto
Formação: Licenciatura em música e Mestrado Musicologia e Etnomusicologia
Instagram: @maarialice
E-mail: producao.mariaalice@gmail.com
Contato: (83) 99108-2233
Maria Alice é uma multiartista paraibana, formada em música pela Universidade Federal da Paraíba. Além de cantora, ela também é compositora, dançarina, escritora e idealizadora de projetos como a Casa é morada, Meu Grito, Afogamento I e II, Nascedouro e o mais recente: Descompasso.
Nesses shows Alice trabalha como diretora, compositora e intérprete. Também possui um show em parceria com o cantor e compositor Lucas Gaião chamado “Chegança”. Além disso, a cantora também faz parte do grupo vocal AVA, composto por: Isis Queiroga, Letícia Torança e Maria Kamila e a mesma, e juntas participaram do primeiro Sofar Sounds João Pessoa, e do FEPAC (festival paraibano de coros).
Uma de suas principais características como artista que vale a pena destacar, certamente é sua relação com a cultura nordestina e a música paraibana.
“Sou Fascinada por música, teatro, poesia e dança, encontrei na minha voz a minha forma de me expressar no mundo verdadeiramente. Cantando eu sou eu. No palco encontrei minha casa. E na música paraibana encontrei minha poesia. Desde muito nova, escrevo poemas para desaguar os sentimentos. Mas foi em 2020 que me descobri compositora. Sou uma mulher bissexual e feminista, e só canto e componho aquilo que acredito. Essa é minha essência. Sensível demais, vou nas profundezas de cada palavra para transformá-las em canto e derramá-las sobre o público. Vou ao palco para atravessar as pessoas e ser atravessada por elas. É disso que meus shows são feitos: de trocas profundas, olho no olho, aproximação e identificação. Eu quero que as pessoas estejam ali em cima comigo, que embarque comigo em cada canção. Cantar, pra mim, é minha missão de vida.”
Maria Alice frequentemente canta em casas de shows da cidade de João Pessoa, como Café da Usina, Vila do Porto e General Store. Durante a pandemia participou dos festivais “Eu fico em casa” e “Ágora Sonora” de forma on-line
Seu estilo musical também varia entre diversos gêneros, suas raízes vêm do MPB e da Bossa Nova, mas sua paixão está focada na composição local, especialmente Paraibana.
“A primeira vez que ouvi uma música de um compositor da Paraíba, me senti profundamente tocada. Eu digo que foi ouvindo essas canções que me (re)encontrei. Tenho muito orgulho de onde vim, da minha terra, do meu sotaque. Então cantar música paraibana, além de ser uma forma de resistência, é minha identidade. É onde eu me sinto mais eu, onde trago minha verdade.”
Recentemente, Maria foi selecionada para uma mentoria artística de um programa voltado para mulheres chamado “Women Empowered”, da gravadora Symphonic.
Ana Paula Anjos
Fonte: Entrevista com Maria Alice cedida à Ana Paula Anjos em novembro de 2023.