O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/09/2015

Maria dos Anjos Mendes Gomes – Mestre Doci

Mestre das Tradições Orais, educadora e contadora de histórias. Uma mulher que ajuda a transformar histórias de vidas.
Data de publicação: setembro 1, 2015

Naturalidade: Salvador-BA / Radicada em João Pessoa-PB

Contato: (83) 3220-1138 / 98838-1129

E-mail: mestradoci@olhodotempo.org.br / docigomes@ibest.com.brmestradocisecult@gmail.com

Endereço: Rua Telegrafista Geraldo Fagundes de Araújo, 10-A Cx.Postal-042– Gramame.

Formação Acadêmica: Licenciatura em Letras-Universidade Federal da Bahia (1978-UFBA) e Especialização em Educação de Adultos – Universidade Federal da Paraíba (1982-UFPB).

Atividades artística-culturais: Mestre das Tradições Orais, educadora e contadora de histórias.

Título/Homenagem: Em 2011 foi homenageada pela Câmara Municipal de João Pessoa- recebeu o título de Cidadã Pessoense.

Principais experiências profissionais: Diretora da Escola de Arte Piollim; Diretora da CHP – Escola Viva Olho do Tempo; Publicações nos Jornais União e o Norte; Publicação do Livro de Contos-Masmorra (Salvador-BA); Revisora do Núcleo de Publicações-UFBA; Fundadora e Coordenadora do Grupo Feminista Maria Mulher; participação no 1º Seminário de Planos de Cultura, em Brasília; além de Técnica Responsável pela Mobilização e Sensibilização em Projeto: Apoio a Comunidades de Baixa Renda, com Integração Solidária das Cadeias Produtivas – (PROEXT-2004) e Projeto: Apoio ao Empreendedorismo em Comunidade de Baixa Renda, para a Inclusão de Jovens e seus Familiares na Cadeia Produtiva do Turismo Rural Sustentável (MDS/PNUD-2006) consorciados com o CEFET-PB.

Dona Doci desde o ano de 2004 trabalha com crianças e adolescentes da região do Vale do Gramame, na Grande João Pessoa. Chegou a vender a própria casa para montar a Escola Viva Olho do Tempo. Doci conta com a ajuda de amigos através de suas doações, para manter atividades artísticas na sua comunidade. Conta ainda com a colaboração de cantores e produtores culturais para realizar shows, com a finalidade de arrecadar dinheiro para manter os salários dos professores e as apresentações dos alunos.

Doci acredita que é preciso ter uma educação casada, através da tradição oral, as brincadeiras, as histórias e a educação tradicional que já é desenvolvida em toda escola, e trabalhar o caráter e a formação cidadã de cada aluno. Para isso, desenvolve atividades lúdicas e educativas que remetem às tradições orais e aos saberes populares durante todo o ano, a exemplo do ‘São João Rural’ e a ‘Caminhada de São José’.

Segundo ela O Museu da Memória do Vale do Gramame é uma das ferramentas para o processo de reconstrução da identidade das comunidades que integram o Vale do Gramame.

A outra ferramenta é a Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo, uma associação sem fins lucrativos com (certificação de OSCIP), e credenciada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi construída tendo primordialmente dois focos: A preservação de olhos d´agua, (neste terreno existem 08 nascentes) e atender prioritariamente crianças e adolescentes do entorno.

Atualmente a escola atende 200 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, com aulas de música, dança, esporte, percussão, leitura, memoria, informática e teatro. A instituição de ensino trabalha também com projetos de ecoturismo, estação digital, museu, reflorestamento e o são João Rural.

A mestra Doci enfatiza “As pessoas transformam suas histórias de vida, acreditando que podem ser pessoas melhores. Isso é o que me inspira a continuar, além do abraço, carinho e de um sorriso largo vindo das crianças; é o que mais a gente quer na vida”.

 

Fontes:

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/27-mulheres-recebem-premio-emevento-no-teatro-ariano-suassuna/

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/mesa-redonda-%E2%80%98mulher-e-memoria%E2%80%99-discute-arte-e-educacao-nesta-quinta/

http://medeirosgregorio.blogspot.com.br/2014/06/identidade-pela-memoria-cidadania.html

http://www.liderancapcdob.org.br/site/texto.asp?id=589883183558845014268384

http://www.cmjp.pb.gov.br/noticia.php?id=8746#.VeYzbhHBzGc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *