O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/07/2024

Maria Dulce Barbosa

Política e professora. 
Data de publicação: julho 11, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos 

Naturalidade: Queimadas – PB

Nascimento: 11 de agosto de 1915 // Falecimento: 08 de março de 2013

Atividade Profissional: política e professora 

Maria Dulce Barbosa, foi uma política e professora paraibana, conhecida por ter sido a primeira mulher prefeita eleita na Paraíba.

Natural de Queimadas, Maria Dulce Barbosa iniciou sua carreira na educação. Foi professora do Grupo Escolar José Tavares, em 1937, e logo em seguida passou a ser diretora. Iniciou a vida política em 1935, pelo PP (Partido Progressista), representando Queimadas na chapa para vereadores. Em 1947, foi eleita a primeira vereadora de Campina Grande. Foi reeleita em 1951 e em 1955. Em 1950, foi candidata a deputada estadual pela UDN, mas não chegou a se eleger. Em 1959, perdeu as eleições para vereadora, mas continuou na vida política até ser eleita como a primeira mulher prefeita de Queimadas em 1962, da Paraíba. Dulce também ficou conhecida por fazer parte do movimento das mulheres na Paraíba entre os anos de 1930 e 1940. Após se aposentar da vida política, Maria Dulce Barbosa se dedicou ao magistério. No início da década de 60, fundou o Ginásio Comercial Dulce Barbosa, onde foi diretora e destacou-se  por seu pioneirismo e conquistas.

Conhecida por suas lutas partidárias,  como professora, ficou  conhecida como uma mulher à frente de seu tempo e continuou a exercer uma forte influência social, política e histórica na cidade até a data de sua morte, aos 96 anos, ocorrida coincidentemente em 08 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *