O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/01/2024

Maria José Mamede Galvão

Poetisa.
Data de publicação: janeiro 22, 2024

Naturalidade: Nova Palmeira-PB

Nascimento: 28 de março de 1932 // Falecimento: 28 de julho de 2021

Atividade artístico-cultural: poetisa

Atividade exercício-profissional: professora

Maria José Mamede Galvão, nasceu na cidade de Nova Palmeira-PB, sendo a quarta filha de oito irmãos, concluiu o magistério aos 19 anos em 1950, na Escola Normal de Natal-RN. Iniciando sua carreira profissional em 1957, em uma escola multisseriada na zona rural. Fez o curso de Pedagogia no ano de 1967 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atuou em diversas funções ligadas à educação, tanto na docência – em vários níveis-, quanto em funções administrativas. No seu percurso de vida, ela  escreveu sobre suas memórias pessoais e profissionais em forma de versos, poemas, crônicas e músicas que busca de forma incessante reconstruir os acontecimentos vivenciados, transmitidos às novas gerações o legado das experiências adquiridas ao longo de toda uma trajetória de vida pessoal e profissional.

Em Origem, família e cotidiano, através das entrevistas realizadas com a educadora, a descrição das memórias familiares e suas origens, é possível perceber os detalhes desse período da sua vida e as influências exercidas pelos seus pais e irmãos para sua educação, Maria José Mamede Galvão transformou suas memórias em escritos, alguns deles disponíveis nesta obra resenhada. 

Possuidora dos melhores atributos como intelectual, pedagoga, esposa e mãe, ela se notabilizou também pela capacidade de fazer amigos, a par de sua luta em favor do ensino da região. Por sua extensa atividade pedagógica e pelas ações que desenvolveu, Maria José Mamede Galvão tornou-se merecedora do título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Autora de livros, com um acervo de realizações notáveis, como “Tessituras de Memórias” e “Tempo Absoluto”, na cidade onde por tanto tempo viveu, sua perda não representa certamente um passaporte para o esquecimento. A educadora veio a falecer no dia 28 de julho de 2021, por complicações de um AVC e era irmã da poetisa Zila Mamede.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://www.thaisagalvao.com.br/2021/07/28/morre-aos-89-anos-a-educadora-maria-jose-mamede-galvao

https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2023/10/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-educadoras-na-Para%C3%ADba-do-s%C3%A9culo-XX.pdf

https://ufrn.br/imprensa/noticias/49641/morre-um-icone-do-ceres

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14689?locale=pt_BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *