Pesquisa e texto: Maria Eduarda Marques
Naturalidade: Campina Grande- PB
Nascimento: 1994
Atividade artístico-cultural: quadrinista e ilustradora
Atividade profissional: professora
Formação Acadêmica: Graduação em Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa, UFCG; Graduação em Artes Visuais, UNICSUL; Mestrado em Linguagem e Ensino, UFCG.
Publicações: Dia Cinza (2013), Marionete (2015), Kairós (2015), Tudo que uma menina pode ser (2015), Quinze minutos com você (2019).
Instagram: @mariqsales
Albenise Mariana de Queiroz Sales, popularmente conhecida como Mariana Sales, nasceu em Campina Grande – PB, é professora, ilustradora e quadrinista. O interesse pelas artes despertou desde criança, mas foi somente em 2012, ao completar 18 anos, que começou a produzir fanzines e tirinhas de forma independente para as redes sociais.
Sua experiência envolve artes visuais, teoria literária, e narrativas gráficas, enquanto seu estilo artístico é muito voltado a retratar os seres humanos e suas emoções. A artista destaca-se pela autoria de quadrinhos e fanzines, a exemplo de O diário de uma jovem senhora, Tudo que uma menina pode ser e Quinze Minutos com Você. Possui também experiência com pinturas, desenhos e ilustrações, algumas das quais foram produzidas para livros.
Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2016, no mesmo ano, deu início ao mestrado em Linguagem e Ensino, concluindo-o em 2018. Posteriormente, em 2025, finalizou sua segunda graduação, Artes Visuais pela UNICSUL. Desde 2019, atua como professora de Linguagens na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, cargo que ocupa até os dias atuais.
Além disso, Mariana participou de diversos eventos, onde pôde realizar lançamentos e exposição de suas obras. Em 2019, lançou Quinze Minutos com Você na CCXP, no mesmo ano, participou da coletânea Segunda-Feira eu paro e do livro Mulheres E Quadrinhos, ambos indicados ao Troféu HQ Mix. Anos depois, em 2023, foi contemplada com o Prêmio Mestres da Educação – Narrativas que educam: fábulas transformadas em experiências artísticas no ensino e, em 2024, com o Prêmio Mestres da Educação – Um olhar artístico para a educação: criatividade, escolaridade e desempenho em linguagens e suas tecnologias.
Fontes:
http://lattes.cnpq.br/4894803683485008
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariana_Sales