O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/01/2023

Marina Galvíncio

Marina Galvíncio é musicista.
Data de publicação: janeiro 23, 2023

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 02 de março de 2002

Atividades de exercício profissional: Estudante e musicista

Formação: Graduanda em Bacharelado em Música pela UFPB

Instagram: https://www.instagram.com/_ma.gal_/

Marina de Sousa Galvíncio Ramalho nasceu no dia 02 de março de 2002. Sua história com a arte começa muito cedo, nasceu em uma família onde a cultura sempre foi um pilar importante, a arte em suas diversas facetas sempre a acompanhou. A música, o desenho e a fotografia sempre chamaram sua atenção, mas com o tempo foi percebendo que a música seria sua amiga mais fiel, optando por entrar no curso de música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 2019.

Entretanto, começou sua jornada na música quando tinha 7 anos, na escola que fazia parte tinham disciplinas de música, nesse contexto aprendeu, sem muito compromisso e na brincadeira, a tocar violino. No passar dos anos, no turbilhão de muitas mudanças em sua vida, o que sempre se sustentou foi a música.

Nesse meio tempo, trocou de instrumento, saiu do violino e foi aprender a tocar viola d’arco, além de ir se aventurando por instrumentos com baixo elétrico e flauta transversal, mas a viola se tornou sua paixão. Passou muito tempo tendo aulas na escola, mas eventualmente entrou para a Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), onde a brincadeira de fazer música ficou cada vez mais séria.

Entrar na UFPB foi um grande divisor de águas para seu entendimento de como fazer música, além de ter contato com muita gente interessante, outras portas e experiências foram se apresentando na sua vida, desde fazer alguns trabalhos de identidade visual para projetos e grupos musicais, à participar de uma orquestra de música popular. Tudo isso a fez perceber o quanto a arte é abrangente e rica, além de fortalecer cada vez mais a ideia que teve no início, de que seria na arte que se encontraria.

Euclides Nunes

Fonte: Dados coletados em entrevista a Marina Galvíncio a Euclides Nunes.