Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Conceição-PB
Nascimento: 25 de julho de 1970 // Falecimento: 13 de maio de 2020
Atividade artístico-cultural: Ativista Cultural e Militante de Causas Sociais
Facebook: Mário Pedoni
Instagram: @mariopedoni
Mário Sérgio Gomes Pedoni foi um ativista cultural e militante de causas sociais natural do município paraibano de Conceição, tendo organizado vários eventos culturais no Vale do Piancó. Foi estudante do curso de história, do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras, também formado em serviço social, além de sua atuação na militância LGBTI+, atuava profissionalmente como produtor cultural. Mário Sérgio vindo a falecer na madrugada do dia 13 de maio de 2020, no Hospital Regional de Patos, após ter seu quadro de saúde agravado em decorrência de insuficiência renal.
Em entrevista concedida ao portal de notícias local “Diário do Sertão” , sua professora da UFCG, Mariana Moreira, lamentou a perda do seu querido aluno e declarou em suas redes sociais: “Você combateu o bom combate. Sua alegria e seriedade foram seiva fundamental quando coordenamos uma das edições da Semana Nacional de História do Centro de Formação de Professores. Vá em paz, querido. Para nós, agora, tua lembrança, tua alegria, tua garra e desejo de viver. Mario Pedoni, presente, presente, presente’’.
De acordo com informações passadas por Mariana Moreira, Mário Sérgio estava em sua residência no município de Conceição quando se sentiu mal e precisou ser transferido para João Pessoa. No trajeto ele teve complicações e foi levado ao Hospital Regional de Patos, foi entubado e em virtude da gravidade do seu estado de saúde, acabou não resistindo. O Movimento em Defesa dos Direitos Humanos LGBT de Cajazeiras, manifestou uma nota de pesar pela perda de Mário Sérgio.
Prestando solidariedade e força a todos os familiares e amigos de Mário Sérgio, lembrando da importância das pautas que defendia em vida e que a sua luta e a sua trajetória não tenha sido em vão, que muitos possam colher os frutos de sua luta pelos direitos LGBT na sua região.
Fontes:
https://folhavipdecajazeiras.blogspot.com/2020/05/nota-de-pesar-do-movimento-em-defesa-de.html
https://rpscom1.blogspot.com/2020/05/morre-aos-49-anos-ativista-cultural.html