O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/06/2017

Mariza Campos

Artesã do Alto Sertão, especialista em confeccionar peças para cerimônias eventos.
Data de publicação: junho 12, 2017

Naturalidade: Riacho dos Cavalos.

Nascimento: 30/12/1997

Atividades artístico-culturais: artesã.

Contato: (83) 9 96818482

E-mail: marizapersonalizados@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/mimosinpapel

Tipo de produção cultural ou trabalho manual: artesanato.

Atividades exercício – profissional: secretária.

Matéria prima utilizada: Papeis, perolas, fitas de cetim, strass, entre outros.

 

 

Filha de Josefa Campos e Pedro Elias, a jovem artesã sempre morou em sua terra natal e demonstra exímio talento manuseando suas peças. Além de trabalhar como artesã, também trabalha na Escola Municipal Maria Carneiro Vaz de Riacho dos Cavalos, unidade escolar do município, exercendo a função de secretária.

Desde criança sempre foi decidida, sabia que queria o artesanato para sua vida: nos trabalhos da escola, apresentação cultural, quadrilhas juninas, sempre dava um jeitinho de colocar uma peça artesanal produzida por ela no meio da obra. “O artesanato sempre foi minha paixão” comenta a artista.

Aos 15 anos, decidiu encarar o artesanato como profissão e o ofício de artesã em primeiro lugar. Inicialmente, Mariza refletiu muito sobre qual setor do artesanato iria se dedicar, já que ela sempre disse amar “tudo que é feito com as mãos”. Decidiu, então, se dedicar a confeccionar lembrancinhas, convites e afins. Produz peças personalizados para festas infantis, casamentos, chá de bebê e outras festividades.

Sempre gostou de lidar com papeis, tintas, tecidos, tudo que remetesse a arte do artesão. “Fazer artesanato pra mim é muito prazeroso, me deixa muito feliz!”, ressalta Mariza. Sua inspiração veio do seu próprio sonho de infância: a artesã conta que ninguém em sua família trabalha no meio cultural, mas sempre foi apoiada e contou com a ajuda de seus familiares para investir em seu negócio. Tem grande admiração por vários artesãos e conta que é fã do trabalho de Karin Arruda, renomada artista no ramo.

Mariza utiliza temporariamente a casa de sua avó como ateliê; o ponto físico de sua loja está em construção e logo estará pronto para expor o trabalho da artista e receber seus clientes. As vendas são constantes e não param, a artesã não passa um dia sequer sem produzir e vende para cidades vizinhas e também para outros estados, como o Rio de Janeiro.

A cada palavra a artista demonstra seu carinho e dedicação pela arte. “O artesanato enche-me o dia, assim como o sol nos traz o amanhã. Ser artesã pra mim é realizar sonhos, é criar com as mãos o que está no coração”, conclui.

 

 

Fontes:

Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/2017/ArtesãMariza/MarizaCampos/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *