Localização: Depressão Sertaneja
Área territorial de 63,610 km².
População / IBGE / 2015: 6 522 habitantes.
Gentílico: Marizopolense.
Limites geográficos municipais: São João do Rio do Peixe, Nazarezinho e Sousa.
Distância da capital João Pessoa: 450 Km.
Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR-230.
Data da emancipação política: 29 de abril de 1994
Instalado em 01 de janeiro de 1997.
Configurações geomorfológicas: caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.
Altitude: 300 metros.
Vegetação: Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia
Hidrografia: Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe, tendo os cursos d’ água com regime de fluxo intermitente.
Clima: Tropical Semiárido, com chuvas de verão.
Economia: tem como base a agricultura que constitui a principal atividade econômica da comunidade, seguida pelo comércio.
História do município:
Marizópolis era um distrito que pertencia à cidade de Sousa, criado pela lei estadual nº 2777, de 1801-1962. Os seus primeiros conquistadores foram os irmãos Ledo, no ano de 1723, logo após a tais acontecimentos, houve o incentivo à lavoura, à criação e ao povoamento. Tudo isso se deu à fertilidade do solo, que passou a despertar interesse de pessoas de lugares mais remotos da região. Isso se deu no ano de 1730.
Elevado à categoria de município com a denominação de Marizópolis, pela lei estadual nº 5915, de 29-04-1994, desmembrando-se de Sousa, porém, ficou sendo administrada até dezembro de 1996 pelo prefeito de Sousa, instalando-se em 01-01-1997.
Inicialmente teve o nome de Pedra Talhada, sendo alterado para Marizópolis, como forma de homenagear a família do Ex-Governador Antônio Mariz. A cidade é também conhecida como a Mesopotâmia do Sertão por ser situada entre os Rios do Peixe e Piranhas.
Eventos turísticos: Emancipação Política, Festas de Padroeiros, Carnaval e Festas Juninas.
Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Matriz
Equipamentos culturais / turísticos: Praças , Impérium Shows e Eventos.
Fontes:
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/MARI111.pdf
http://marizopolis.pb.gov.br/index.php/inicio/nossa-historia