Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Categoria: Curso
Unidade Proponente: CBIOTEC – DEPARTAMENTO DE BIOTECNOLOGIA / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)
Coordenador: Sirlene Alves Nunes
Coordenador Adjunto: Arthur Gilzeph Farias Almeida
O curso “Matemática Básica para o ensino superior” surge como resposta à constatação do baixo rendimento dos alunos nas disciplinas relacionadas à área de cálculo e ao alto índice de reprovação, problemas que apontaram para uma deficiência na formação dos ingressantes no ensino superior, especialmente no que se refere aos conteúdos básicos de matemática. O objetivo principal é ajudar os alunos a suprirem as lacunas do aprendizado prévio e se prepararem melhor para as exigências das disciplinas de cálculo no ensino superior.
A metodologia do curso será completamente remota, utilizando uma combinação de ferramentas assíncronas e síncronas para oferecer flexibilidade e suporte contínuo aos alunos. As ferramentas assíncronas, como fóruns de dúvidas, vídeo aulas e listas de exercícios resolvidos, permitirão que os alunos estudem no seu próprio ritmo. Já as ferramentas síncronas, como web conferências, serão usadas para horários de aula pré-definidos e também para sessões de resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas. As atividades do curso serão realizadas por meio de plataformas digitais como SigEventos e Google Meet, que facilitarão a disponibilização de conteúdos e a interação com os alunos.
Os objetivos gerais do curso são retomar os conteúdos fundamentais da matemática básica, proporcionando aos alunos ingressantes no ensino superior um nivelamento adequado. Especificamente, busca-se proporcionar um aumento qualitativo no conhecimento dos alunos sobre matemática básica, minimizar deficiências nos conteúdos da Educação Básica e oferecer suporte para a aprendizagem das disciplinas de cálculo. A meta é que, ao término do curso, os alunos estejam nivelados nos conteúdos essenciais de matemática, permitindo-lhes um melhor entendimento das disciplinas do ensino superior. Espera-se que esse nivelamento contribua para a redução dos índices de reprovação, desistência e evasão nas disciplinas de cálculo, além de melhorar o desempenho acadêmico e a confiança dos alunos nas suas habilidades matemáticas.
Fonte: