O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/01/2023

Mayra Montenegro

Atriz, cantora e compositora.
Data de publicação: janeiro 26, 2023

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 17 de janeiro de 1981

Atividades artístico-culturais: cantora, atriz e compositora

Formação: Graduação em Licenciatura em Música pela UFPB e Mestrado em Artes Cênicas pela UFRN

Instagram: https://www.instagram.com/mayramontenegrovoz/

Youtube: https://www.youtube.com/@MayraMontenegroVoz

Mayra Montenegro de Souza é natural de João Pessoa, Paraíba. É atriz, cantora, compositora e professora da Graduação em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Ministra as disciplinas de Expressão Vocal, Canto para Atuação e Música na Cena. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Música (UFPB, 2008), Mestrado em Artes Cênicas (UFRN, 2012) e atualmente é Doutoranda em Teatro (UDESC, 2020-2024). Filha de Eleonora Montenegro e Buda Lira, iniciou sua carreira artística com sua família ainda criança.

Integra a Cia. Violetas de Teatro juntamente com sua mãe, Eleonora Montenegro e a produtora cultural Marcelina Moraes (Amora Produções). Apresentaram-se por quase todos os estados brasileiros e representaram o Brasil na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, Áustria em 2014 e 2018.
A Cia. Violetas tem dois espetáculos em repertório: “Violetas”, em homenagem à avó materna de Mayra, que tinha o sonho de ter sido artista, mas nunca pôde realizá-lo. E “Violetas em Desmontagem”, uma palestra-espetáculo em que desvenda o processo de criação de Violetas, revelando seus subtextos e entrelinhas. A Desmontagem é também um ato político de combate à violência sexual contra meninas e mulheres.

Começou a cantar profissionalmente durante sua graduação. Participou do Coral Universitário Gazzi de Sá, da Orquestra Parahyba Pop, das bandas Baile.Com, Área 51, Evabrawn e cantou acompanhada dos músicos Uirá Garcia, Michel Costa, Italan Carneiro e Pedro Paz. Mudou-se para Natal-RN e concluiu o Mestrado em Artes Cênicas em 2012 pela UFRN. Em Natal, foi a cantora da Orquestra Catita Choro & Gafieira desde 2014, saindo apenas no período da pandemia. De volta a João Pessoa em 2021, retoma a parceria com Pedro Paz e volta a se apresentar na cidade. No ano de 2024, se prepara para lançar seu primeiro EP com composições autorais em parceria com Pedro Paz.

Euclides Nunes

Fonte: Dados cedidos em entrevista de Mayra Montenegro a Euclides Nunes

[Atualizado em 19/03/2024 com informações fornecidas por Mayra Montenegro].