Localização: Usina Santa Helena, município de Sapé – PB.
Distância de João Pessoa: 42 km (via PB-004, trajeto mais curto).
Visitação: Terça à sexta-feira: 08h às 16h. Sábados, domingos e feriados: 08h às 12h.
O valor cobrado pela visitação é de R$: 2,00 reais.
Site: http://augustodosanjos.wixsite.com/memorial/untitled
Facebook: https://www.facebook.com/memorialaugustodosanjos.sape?fref=ts
O Memorial Augusto dos Anjos (MMA) é dedicado à vida e obra do famoso poeta Augusto dos Anjos. O espaço foi inaugurado em 11 de maio de 2006, pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (IDEME). Foi restaurado com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC).
Os bens culturais que compõem o núcleo inicial do museu fazem parte do complexo arquitetônico pertencente à família de Augusto dos Anjos, passando posteriormente para a família Ribeiro Coutinho. Atualmente, o engenho Pau D’Arco foi absorvido pela Usina Santa Helena.
O poeta passou parte de sua infância na casa onde é o Memorial. O ambiente conserva a arquitetura típica do século XIX. As terras pertencem ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foram cedidas para formação de assentamentos rurais, com exceção da capela, do pé de tamarindo, do lago e da sede do museu, onde Augusto dos Anjos nasceu, na antiga casa de Guilhermina (ama de leite do poeta). Essas construções foram tombadas pelo patrimônio histórico, administradas pela Prefeitura Municipal de Sapé.
O espaço tem como objetivo melhorar o atendimento aos estudantes e turistas que tenham interesse de conhecerem a memória cultural da cidade. O Memorial comporta cerca de 70 pessoas. No local estão expostos alguns pertences de Augusto e seus familiares. São realizadas palestras, além disso, é possível visualizar, através de painéis, aspectos da vida e obra do poeta. O MAA conta com uma biblioteca voltada ao universo anjosiano, além de cópias e documentos originais pessoais, apresentações que retratam a vida e obra do poeta, entre outras raridades.
Em maio de 2016, após dez anos de sua criação, a Prefeitura Municipal de Sapé, em parceria com o Grupo Energisa entregaram a reforma do Memorial. Com a restauração, manuscritos e cartas do poeta Augusto dos Anjos estão expostos aos visitantes. Entre as obras, está a terceira edição do livro “Eu”, de 1928, e a cópia do contrato da primeira edição.
As visitas são acompanhadas por guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo e condutores do próprio Memorial, e precisam ser agendadas. O visitante pode ter acesso à capela, onde Augusto dos Anjos foi batizado, além do famoso pé de tamarindo, local onde compôs alguns de seus renomados poemas, sendo “Debaixo do Tamarindo” o mais famoso, feito em homenagem à árvore.
Fontes:
http://augustodosanjos.wixsite.com/memorial/untitled
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/memorial-para-o-poeta-de-sape