O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/08/2021
Mercado Central

Mercado Central

O Mercado Central de João Pessoa começou a ser construído no ano de 1948 e é um conjunto arquitetônico de autoria do engenheiro e urbanista pernambucano Antônio Baltar.
Data de publicação: agosto 7, 2021

Município: João Pessoa – PB

Localização: Av. Dom Pedro II – Centro, 58013-420

Ano de construção: 1948

O Mercado Central de João Pessoa começou a ser construído no ano de 1948 e é um conjunto arquitetônico de autoria do engenheiro e urbanista pernambucano Antônio Baltar. A escolha do local de construção teve como objetivo contribuir para o crescimento e a modernização no que se diz respeito ao espaço urbano da cidade.

Na década de 70, a cidade possuía somente o Mercado Central como fonte de abastecimento de gêneros alimentícios e as feiras dos bairros que aconteciam durante a semana. 

Embora o processo de expansão e desenvolvimento da cidade tenha motivado a implantação de uma rede de mercados de bairros e mesmo mediante a crescente expansão das redes de supermercados na cidade, o Mercado Central conseguiu manter sua vitalidade comercial. Ele ainda preserva o menor preço e qualidade dos produtos, e sem contar que fica localizado em uma área de grande fluxo de pessoas.

O Mercado Central funciona de segunda a sábado das 5h30 às 19h. Com relação a divisão da comercialização dos produtos, existem duas alas, uma é reservada para o comércio de frutas, verduras e legumes, a outra para farinhas, grãos, doces, bebidas e outros produtos típicos.

Existem mais de 1.200 comerciantes cadastrados junto à administração do mercado e mais de 100 comerciantes não cadastrados, possibilitando assim a diversidade de produtos. Ao longo de mais de seis décadas de sua existência ele passou por muitas transformações, e a falta de gerenciamento adequado gerou ao longo dos tempos diversos problemas. Por isso, foi necessário fazer algumas reformas para preservar a estrutura predial e manter o seu funcionamento.

Maiara Alves

Fontes:

http://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/126_M23_OR-MercadoCentralDeJoaoPessoa-ART_marco_coutinho.pdf

https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/o_mercado_publico.pdf

https://www.temqueir.com.br/2015/06/mercado-central-de-joao-pessoa-pb.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *