Naturalidade: Conde – PB
Dona Josefa Maria dos Mártires, conhecida no quilombo do Ipiranga por Dona Zefinha, é mestra da Lapinha e agricultora. Devota de Santana e de São Sebastião, por coincidência nasceu no mesmo dia do santo – dia 20 de janeiro. Teve 11 filhos, mas apenas 5 sobreviveram.
Dona Zefinha conta que quando começou a brincar a Lapinha tinha por volta de 6 ou 7 anos. Nessa época, ela dançava com as pastorinhas da frente. Sua mãe era uma das cantoras e seu tio era quem organizava a Lapinha na época.
Nasceu em Prazeres, abaixo do Conde, no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do Gurugi. Quando tinha 17 anos de idade, trabalhou durante um ano em uma casa de família, em João Pessoa. Após esse trabalho, passou a ajudar sua família na agricultura e foi graças ao roçado que sustentou seus 5 filhos.
Dona Zefinha morou durante muitos anos no quilombo de Gurugi. Após se casar, passou a morar no Ipiranga, onde reside até hoje. Perdeu seu companheiro prematuramente em um acidente na estrada – ele foi atropelado enquanto caminhava em direção a João Pessoa.
Zefinha conta que a Lapinha representa a manjedoura do menino Jesus e participou dos 7 aos 19 anos de idade, quando casou e não pôde mais participar como pastora. Ela participa da Lapinha como mestra e cantora.
Beatriz Barros
Fontes: