O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/08/2017
Milton Dornellas

Milton Dornellas

Milton Dornellas é músico e compositor.
Data de publicação: agosto 1, 2017

Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 10 de março de 1959.

Atividades artístico-culturais: Produtor, musico, cantor e compositor.

Discografia:  Bom Mesmo é a Gargalhada no Final  (2012); O Gargalhar da Invernada (2007); Alinhavo (2002); Sete Mares (2000); Ancestrais  (1998); Mandrágora (1993); No Ventre da Besta  (1986).

Contato para shows: https://www.facebook.com/agargalhadademiltondornellas

Instagram: https://www.instagram.com/miltondornellasgmail.com6/

Milton Dornellas Bezerra Júnior, conhecido como Milton Dornellas, filho de mãe carioca e pai paraibano, teve contato com a música da infância adolescência através do rádio e discos.

Aos poucos, surge a vontade de aprender a tocar instrumentos e a compor suas próprias músicas. Milton já declarou que enxerga a música como uma forma de comunicar aos outros sua forma de enxergar o seu entorno. Em 1975, isso o motivou a estudar música, além de começar compor. Em 1980, fez sua primeira apresentação em João Pessoa (PB), uma apresentação totalmente autoral.

Segundo Milton Dornellas, a inspiração para suas músicas e discos podem vir de diversas fontes, a exemplo do disco O Gargalhar da Invernada, de 2007. O nome faz menção ao trovão e foi inspirado pelo livro Grande Sertão Veredas, do renomado João Guimarães Rosa. O disco é o resultado do olhar da pessoa urbana a esse universo fantástico, que retrata tanto a fauna e a flora quanto as pessoas.

Suas composições já foram gravadas por muitos artistas como: Soraia Bandeira, Gláucia Lima, Ana Salvagni, Isa Talbe, Escurinho, Coral Voz Ativa, Paulinho Ditarso.

Também no ano de 1980, quando iniciou sua carreira profissionalmente, participou da criação do Musiclube da Paraiba, idealizado por Pedro Osmar em companhia de vários músicos que propunham políticas públicas direcionadas a cultura, democratização dos meios de comunicação, intercâmbio cultural, ampliação do mercado de trabalho e sindicalização dos músicos. Eles debatiam estética e política e sempre estiveram alinhados aos movimentos sociais organizados.

Como poder público, Milton Dornellas trabalhou na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), onde descentralizou as ações culturais, incluiu a diversidade cultural nas ações da Fundação e trabalhou com formação através de oficinas culturais nos bairros.

Fontes:

https://www.clickpb.com.br/politica/milton-dornellas-e-o-mais-novo-cidadao-pessoense-63966.html

http://www.ritmomelodia.mus.br/2017/03/06/milton-dornellas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *