Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 11/04/1994
Atividades artístico-culturais: ilustradora e designer
Portfólio: https://www.behance.net/minnamr
Minna, como muitas crianças, amava desenhar e pintar. Com o tempo, foi fazendo do passatempo um trabalho. “Fui criada em um ambiente em que as várias formas de arte eram bastante valorizadas e meus pais estavam sempre me estimulando de alguma forma”, ressalta.
Tendo influência do Cinema e da Literatura, seu trabalho acaba incorporando muitas das características dessas artes, como se percebe nos seus temas, enquadramentos e cores. Pessoas, situações do cotidiano e experiências pessoais são retratadas através da sua manifestação artística.
Sobre o início de sua carreira, Minna relata que “em 2013, minha primeira exposição individual ‘As pequenas coisas d’Amélie Poulain’ me trouxe uma certa visibilidade e então comecei a receber propostas de trabalhos como designer e ilustradora”, revela. Desde então, ela tem feito vários cartazes para eventos culturais, ilustrações para livros, revistas e animações.
A ilustradora já participou de algumas exposições coletivas e fez duas exposições individuais de ilustração a já citada “As pequenas coisas d’Amélie Poulain” (2013) e “À espera no campo de centeio” (exposta em 2014 pelo edital do SESC, depois na Louro e Canela no mesmo ano; em 2016 na Energisa e no Espaço Cultural, no mesmo ano). Entre seus projetos audiovisuais, estão a animação “Metal Armorial” (2016) e a websérie “O mundo podia ser nosso” (2015).
Seu projeto mais recente é o livro ilustrado “Onde as gaivotas fazem seus ninhos”, cujo enredo surgiu a partir de sua experiência na cidade do Porto (Portugal), onde fez intercâmbio em 2016. Ele é composto por 196 páginas ilustradas à mão em técnica mista sobre papel e tem formato experimental, usando mais imagens que textos para contar a história, em uma mistura de quadrinhos com livro ilustrado.
O livro conta a história de 4 jovens que vivem em uma mesma cidade européia: o viajante, a imigrante, a executiva e o menino de luto. Apesar de não se conhecerem, eles possuem algo em comum além da solidão: estão na busca, cada um à sua maneira, por um ninho, refúgio do cotidiano. Minna trabalhou nesse livro durante um ano, como seu Trabalho de Conclusão de Curso e agora ele está em campanha de financiamento coletivo no Catarse para arrecadar dinheiro para impressão.
Fonte: Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/2017/IlustradoraMinnaMina/GabrielaGüllich/