O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/10/2019

Monte Horebe

O Município de Monte Horebe fica localizado no extremo oeste do estado da Paraíba, a 48 km de Cajazeiras. O município está localizado na área de abrangência do semiárido brasileira.
Data de publicação: outubro 27, 2019

Município: Monte Horebe-PB

Localização: Mesorregião do Sertão Paraibano e microrregião de Cajazeiras

Data de Emancipação Política: 5 de dezembro de 1960

Distância da capital: 491 km

Área Territorial: 116,172 km²

Limites Geográficos: Limita-se com o estado do Ceará e os municípios de Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas

População: 4.508 hab. IBGE/2010

Gentílico: Hoberense

Clima: Tropical, oscilando em torno de 27º C

Altitude: 720 m

Vegetação: Caatinga

O Município de Monte Horebe fica localizado no extremo oeste do estado da Paraíba, a 48 km de Cajazeiras. O município está localizado na área de abrangência do semiárido brasileira. Com índices de aridez e risco de seca.

A temperatura amena do município se dá devido a sua altitude, 720 m acima do nível do mar, por esta razão, o Monte Horebe é um grande produtor agrícola de batata doce, favorecido pelo clima ameno. Entre os meses de maio a agosto, é comum que a temperatura marque em torno dos 12º C. 

História:

O Monte Horebe surgiu no ano de 1925, quando o Sr. Joaquim de Sousa, proprietário do sítio Açude Novo, doou uma parte de sua terra para a construção de uma capela dedicada a São Francisco. Na mesma época, foi realizada uma feira livre, que logo acabou, no ano de 1926, quando um bando de Virgolino, o famoso cangaceiro Lampião, passou pelo local afugentando os feirantes e frequentadores da feira. A feira só foi novamente restabelecida seis anos depois do acontecido, em 1932. Quando já haviam casas construídas pelos primeiros comerciantes da região, Cesário Pereira de Sousa e José Tavares de Lima.

Em 1935 a Capela de São Francisco foi demolida e a Igreja Matriz foi construída em seu lugar, a construção teve a orientação de Venâncio Dias do Nascimento, e sua conclusão aconteceu em 1940.

A emancipação política da região aconteceu no dia 5 de dezembro de 1961, o distrito criado com a denominação de Monte Horebe, pelo decreto-lei estadual nº1164, de 1511-1938, subordinado ao município de Bonito. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município de Bonito passou se chamar Bonito Santa Fé, enquanto em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Monte Horebe, figura no município de Bonito de Santa Fé, permanecendo assim até 1960. No ano seguinte, 1961, a região teve sua categoria elevado à município, com a denominação de Monte Horebe pela lei estadual nº 2608, de 05-12-1961, desmembrado de Bonito de Santa Fé.

Principais Pontos Turísticos: 

Pedra do Sino

Atrativos Naturais

Denis Teixeira

Fontes:

http://www.famup.com.br/paraiba/monte-horebe/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Horebe

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/monte-horebe/historico

https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-monte-horebe.html

http://turismonordestino2014.blogspot.com/2013/08/turismo-em-monte-horebe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *