O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/02/2025

Monumento a João Rique

Monumento.
Data de publicação: fevereiro 26, 2025

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Localização: Praça da Bandeira /Campina Grande -PB

Inauguração: 05 de Maio de 1972

Localizado em Campina Grande, Paraíba, este monumento é um patrimônio histórico. O Monumento a João Rique encontra-se perto do parque da Praça da Bandeira. A estátua foi confeccionada em gesso pelo Sr. Cobiniano, no Recife e logo depois mandada para o Rio de Janeiro para ser moldada em bronze. 

Em julho de 1972 se percebeu que a estátua não correspondia à altura do empresário e, conforme os que o conheceram, tampouco se parecia com ele. Assim ela foi retirada para reforma, sendo aumentada para 1,75m, altura do homenageado, e quando voltou, depois de 60 dias, foi reinstalada na praça, dessa vez voltada para o Edifício João Rique, como se encontra na atualidade.

João Rique era natural de Sapé e chegou em Campina Grande em 1925. Empresário, fundou com amigos sua primeira firma para vender e comprar algodão. Com o sucesso do ‘Ouro Branco’, João Rique ficou rico, ganhou notoriedade e abriu o Banco Comercial de Campina Grande. Além do sucesso pessoal, seu filho, Newton Rique, também fez história sendo prefeito da cidade e pouco meses depois foi cassado. A estátua de João Rique fica em uma praça que fica no encontro entre as ruas Marquês do Herval, João Suassuna e Presidente João Pessoa, no Centro. Há também um edifício que leva o nome do empresário na cidade.

Fontes:

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/10/monumentos-contam-historia-do-crescimento-de-campina-grande.html

https://mapcarta.com/pt/N5930370688

https://cgretalhos.blogspot.com/2014/11/a-praca-joao-rique-no-centro-de-campina.html

https://jamardinizbarbosa.wixsite.com/website/post/o-fundador-da-federa%C3%A7%C3%A3o-das-ind%C3%BAstrias-da-para%C3%ADba-e-homem-de-valor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *