Naturalidade: Itaporanga- PB
Nascimento: 15/01/1984
Atividades artístico-culturais: Cantor e compositor
Instagram: @moreirafillho
Facebook: https://www.facebook.com/moreira.filho.7
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCDqg5LS4hrRpCStW1YFkLNA
Contato: (83) 9 9915- 4615
Francisco Moreira Filho de nome artístico Moreira Filho, é cantor e compositor, nasceu em 15 de janeiro de 1984, em Itaporanga – PB. Filho de Francisco Moreira Sobrinho, comerciante de Itaporanga-PB e de Maria de Fátima Moreira da Silva, servidora pública também natural de Itaporanga-PB. Moreira Filho formou-se em Fisioterapia pela Unesc de Campina Grande –PB, em 2011.
“Sou pós-graduado na universidade da vida, pois é essa que me dar o maior aprendizado. E que me capacita todos os dias. Estou sempre conhecendo pessoas, vivendo novas experiências, aprendendo e aprimorando meu conhecimento em relação à vida. E além da música, eu trabalho como Fisioterapeuta”.
Sobre sua infância o artista afirma, “ Foi a melhor possível! Foi vivendo o que as crianças e adolescentes não vivem mais hoje. Joguei bola no meio da rua de pé descalço, caia, ralava o joelho e arranca a cabeça do dedo, o que era bem normal. Brincava de bila, de rodar pião. Pulei muro para pegar fruta madura. Andava com uma baladeira no pescoço. Inventava brincadeiras. ”
Aos 14 anos, já rabiscava suas primeiras poesias sem entender de regras ou métrica. Aos 16, fez sua primeira composição. Aos 18, se mudou para Campina Grande-PB. O artista lembra que já na primeira semana em Campina Grande, conheceu Marinês, a Rainha do Xaxado, que acabou sendo sua orientadora e incentivadora, e a nomeia como sua madrinha musical. “Foi aí que criei coragem e corri atrás do meu sonho de ser cantor. Embalado pelo forró universitário que fazia sucesso na época do grupo Falamansa, criamos uma banda em 2016, a ‘’ Rabo de Cuia’’, na qual eu era o vocalista. A partir daí me deparei com um cenário musical real e profissional, esses foram os meus primeiros passos na música”.
Dentre as suas influências ele cita o rádio, “Sou filho daqueles sertanejos que acordam às 4 horas da manhã e ligam o rádio em busca de informações. Nesse horário as músicas autênticas nordestinas, que chamamos de forro pé de serra, tocavam diariamente, escutei muito Pinto do Acordeon e Elba Ramalho, através do rádio e por serem da minha região, Vale do Piancó- PB. Além de Luiz Gonzaga, Marinês e Jackson do pandeiro. Foi do solo seco e quente do sertão onde eu nasci que veio e vem minha inspiração até hoje, meu sertão é minha fonte inesgotável de inspiração. ”
“Não tive influência artistas de familiares, apesar da minha mãe ser de uma família de músicos instrumentistas”. Moreira Filho cita como inspirações artistas grandes nomes, como Jorge de Altinho, Marinês, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Como marcos em sua carreira o artista que já gravou cinco CD’s, cita o fato de já ter gravado com grandes nomes como Santana, o cantador; Adelmario Coelho, Ton Oliveira, Amazan, Biliu de campina, Petrucio Amorim entre outros. Como compositor, atingiu uma marca com 165 músicas gravadas por grandes intérpretes da música regional a exemplo de Alcymar Monteiro, Ton Oliveira, Amazan, os 3 do Nordeste e mais 60 intérpretes. Como parceiros em suas composições cita, Targino Gondim, Acrizio de França, Márcio Diniz e Ranniery Gomes
Ainda em 2020, o artista lançará o seu sexto CD, intitulado “Eu falei pra você”, serão 15 faixas, sendo todos de sua autoria, algumas músicas já gravadas e conhecidas do público e outras inéditas. Lançadas nas plataformas digitais, onde o público poderá escutar e baixar o CD gratuitamente.
Fonte: Entrevista com Moreira Filho por Israela Ramos