O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/09/2024

Mortífera Mag

Revista jornalística.
Data de publicação: setembro 23, 2024

Pesquisa e texto: Laura Moura

Ano de Criação: 2024

Local de Origem: João Pessoa – PB

Gênero: Revista digital jornalística de Metal e Rock paraibano.

Idealizadora:

Spotify: Mortífera Mag

Instagram: @mortiferamag

Canal no Youtube: MORTÍFERA MAG.

Criada em 2024, “Mortífera Mag.” é  uma revista jornalística que discorre sobre o Metal e Rock paraibano. Com o intuito de não só divulgar mas também fortalecer a Cena Underground do estado, a equipe realiza entrevistas, anuncia lançamentos, recomenda artistas e bandas, entre outros detalhes desse gênero musical que, por vezes, passa em branco pelas grandes redes de comunicação. De forma simples, porém, bem articulada e criativa, o editorial passeia por grandes nomes tanto da capital pessoense quanto do alto sertão. 

Após anos notando a falta de visibilidade e espaço para artistas locais, Beatriz Jarry Sena sentiu que precisava fazer algo. Estudante de jornalismo e baixista, ela já tinha algumas das habilidades perfeitas para iniciar o processo, que foram também se aperfeiçoando com o tempo. Assim, a revista digital foi publicada de forma gratuita, com presença e divulgação nas redes sociais, em março de 2024. Seu nome, “Mortífera Mag”, nasce através de uma homenagem à banda Mortífera, um grupo composto apenas por mulheres de Campina Grande, considerada uma das primeiras do Brasil a ter uma formação totalmente feminina tocando Metal Extremo.

“A revista nasceu do fruto da minha convivência com a Cena desde muito nova e à medida que fui crescendo, a vontade de fazer algo que fortalecesse o meio foi junto. Então a revista desde que foi idealizada, teve como objetivo claro divulgar o máximo possível de bandas, levantar pautas locais sobre nosso cenário e trabalhar também com conteúdo legal (e leve também) que gere conhecimento para a galera paraibana sobre a própria história do nosso meio. Nossa meta é que tanto a galera mais old school e a mais nova sinta a vontade de querer consumir nosso material, ambos são alvos necessários para manter nossa cena ativa e forte. Por isso trabalhamos de uma forma digital e futuramente impressa que possa envolver ambos públicos”, explica Beatriz em entrevista para o S.O.M, “Sistema operacional da música”, o canal de música da mídia NINJA.

É a partir dessa força, tanto cultural quanto social, que a equipe elaborou o produto desde a captação de contatos, realização das entrevistas, pesquisas e afins, até o desenvolvimento da identidade visual, fotografia e diagramação. Atualmente, a Mortífera Mag. conta com 3 edições: “Edição#1”, “Edição#2” e “Edição#3”. Em todas ela segue com um trabalho incrível que valoriza a cena underground local e exalta sua riqueza. Além de textos primorosos, cada lançamento conta com “cliques” únicos de fotógrafos da região, que retratam bem a essência do metal paraibano.

Por fim, a Mortífera Mag. segue com seus conteúdos nas redes sociais por meio de uma agenda cultural, divulgação de bandas com maior frequência e muito mais. Além disso, todos podem acompanhar a revista através do link da bio do Instagram (@mortiferamag). E, claro, para além do apoio, caso alguém tenha um novo projeto ou deseja de alguma forma também colaborar com a produção, o direct da revista está sempre aberto para novas participações.

Fontes: 

https://www.instagram.com/p/C4f4RJmrRAE/

https://midianinja.org/revista-digital-mortifera-mag-o-epicentro-cultural-na-cena-underground-da-paraiba/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *