O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/06/2015

Muriçocas do Miramar

O maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo, segundo dados do Guiness Book. É considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.
Data de publicação: junho 30, 2015

Município: João Pessoa-PB

Ano de criação: 1986

Contato: http://muricocas.com.br/

 

O bloco carnavalesco muriçocas do miramar é considerado o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo, segundo dados do Guiness Book. Sai às ruas  sempre nas Quartas-Feiras de fogo, em referência a Quarta Feira de Cinzas. A concentração do bloco ocorre na praça das Muriçocas no bairro de Miramar em João Pessoa.

A história da criação do bloco surgiu através de uma festa de aniversário de Thiago Bandeira no ano de 1986 no bairro de Miramar em João Pessoa. Na época a capital paraibana ficava fazia no período de carnaval, os foliões buscavam cidades como Olinda e Salvador. Com isso um grupo de 50 pessoas decidiram formar um bloco carnavalesco denominado Muriçocas do Miramar em homenagem as muriçocas do bairro.

O evento aconteceu pela primeira vez no ano de 1987, no bairro de Miramar em João Pessoa com um grupo de 50 pessoas ao som do hino das muriçocas, que tem como compositor Fuba, que criou a denominação Quarta Feira de Fogo em referência a Quarta Feira de Cinzas.

Com isso o evento carnavalesco Muriçocas do Miramar é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. Hoje é o segundo bloco de arrasto do Brasil perdendo apenas para o Galo da Madrugada de Recife – PE.

 

Fontes:

http://muricocas.com.br/historia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Muri%C3%A7ocas_do_Miramar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *